No dia 20 de junho de 2024, às 17:02, foi destacada a importância da campanha Junho Vermelho na Maternidade Escola Santa Mônica (MESM) em Alagoas. A unidade de saúde é referência no atendimento a gestantes e bebês de alto risco, com foco especial nos recém-nascidos da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) que frequentemente necessitam de transfusões de hemocomponentes.
Com uma média mensal de 100 transfusões de hemocomponentes, sendo a maioria destinada aos recém-nascidos da UTIN, a MESM realça a relevância da doação de sangue, destacando a campanha Junho Vermelho. A enfermeira Hioga Pimentel, coordenadora da Agência Transfusional da unidade, ressalta que os bebês prematuros internados na UTIN muitas vezes necessitam de transfusões diárias devido a complicações como sepse, necessidade de procedimentos cirúrgicos e problemas cardíacos.
Além dos recém-nascidos, as gestantes e puérperas também consomem diversos tipos de hemocomponentes. Mulheres com anemia falciforme, por exemplo, necessitam de um tipo específico de sangue – fenotipado, que passa por uma pesquisa minuciosa para garantir a compatibilidade. Gestantes com diagnóstico de placenta acreta e placenta prévia também são pacientes de alto risco que muitas vezes precisam de transfusões de sangue durante o parto.
Para garantir a disponibilidade de sangue, a Agência Transfusional da MESM realiza diariamente um trabalho de conscientização com as famílias dos recém-nascidos e gestantes, incentivando a doação de sangue. Os interessados em contribuir podem se dirigir ao Hemoal e se tornarem doadores, sendo necessário estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e apresentar um documento oficial com foto. Homens podem doar a cada três meses e mulheres a cada quatro meses.
Diante dessa realidade, a Maternidade Escola Santa Mônica ressalta a importância da solidariedade e do engajamento da comunidade na doação de sangue, a fim de garantir o atendimento de qualidade e a segurança dos pacientes em situações de emergência. Contar com uma reserva adequada de sangue é fundamental para salvar vidas e garantir a saúde tanto das mães quanto dos recém-nascidos em momentos críticos.
Com informações e fotos da Sesau/AL