logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

IX Mostra da Política Nacional de Humanização destaca experiências exitosas na saúde em Alagoas

COMPARTILHE

Na última quarta-feira, 12 de novembro de 2025, a Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) realizou com grande sucesso a IX Mostra das Ações da Política Nacional de Humanização (PNH), no auditório do Hospital do Coração Alagoano, em Maceió. O evento foi um marco importante para reconhecer, valorizar e compartilhar as diversas experiências positivas implementadas nas unidades de saúde do estado, alinhadas com os princípios da PNH. Esta mostra se constituiu como um valioso espaço de intercâmbio e aprendizado, evidenciando práticas que vêm promovendo transformações significativas no Sistema Único de Saúde (SUS) em Alagoas.

Emilly Vieira, supervisora do Setor de Humanização da Saúde da Sesau, expressou sua satisfação com a presença de 35 projetos inscritos, dos quais 15 foram selecionados para apresentação nesta edição da mostra. “Este é um recorde em termos de submissão de projetos. O número de inscrições tem crescido a cada ano e reflete o empenho de nossos profissionais em buscar soluções que integrem técnica e humanidade nas relações de cuidado”, afirmou. O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, ressaltou a relevância do evento, que teve como finalidade mapear e divulgar iniciativas que, de fato, impactam positivamente as unidades de saúde, centrando sempre no bem-estar dos usuários do SUS.

Entre os projetos destacados, chamou a atenção o “NUPICS – Saúde e Autocuidado”, desenvolvido por profissionais da Maternidade Escola Santa Mônica e da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas. Este projeto ofereceu suporte a 1.200 servidores, abordando suas necessidades físicas, emocionais e mentais, em diversos setores hospitalares. Outros projetos exemplares incluem “Acolher, Cuidar e Educar”, do Hospital da Criança de Alagoas, que utiliza a sala de espera como meio de prevenção de acidentes na infância, e “Corte e Sorriso”, do Hospital Metropolitano, que foca na autoestima como um componente essencial do cuidado.

Iniciativas como “Cuidado que Acolhe”, que promove o acesso humanizado ao método contraceptivo DIU, e “Cuidando de Quem Cuida”, que valoriza os profissionais de saúde, também foram apresentadas. Além disso, a mostra celebrou o grupo “Coração de Mãe”, que apoia o bem-estar emocional de mães recém-paridas, e o projeto “Nades em Ação”, que transforma a experiência de internação hospitalar em algo mais acolhedor.

Mayara Lopes, gerente de Desenvolvimento e Educação em Saúde da Sesau, concluiu enfatizando que a IX Mostra representa uma oportunidade única para compartilhar boas práticas que podem inspirar outras unidades e serviços de saúde. “Nossas iniciativas estão focadas tanto nos usuários quanto nos trabalhadores da saúde, promovendo um ambiente mais humano e sensível às necessidades de cada indivíduo”, destacou, reforçando o compromisso do governo em humanizar e melhorar as relações dentro do sistema de saúde.

Com informações e fotos da Sesau/AL

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade