O Governo de Alagoas está empenhado em promover uma melhor qualidade de vida para os profissionais da segurança pública do estado. Além de investir em ações voltadas para os servidores efetivos, adquirir equipamentos de última geração e inaugurar novas instalações, a Secretaria de Estado da Segurança Pública está iniciando o processo de contratação de especialistas para prestarem atendimento psicossocial à tropa.
Com o apoio do Governo Federal, por meio de verbas do Fundo Nacional de Segurança Pública, a SSP irá investir mais de R$ 8,7 milhões em serviços de consultas com psicólogos, psiquiatras e assistentes sociais para os integrantes das Polícias Militar, Civil, Científica e do Corpo de Bombeiros. Os atendimentos estão previstos para ocorrer de forma presencial ou on-line, com local ofertado pela empresa contratada nas cidades de Maceió e Arapiraca.
Inicialmente, estão previstos 4.300 serviços psicossociais, incluindo consultas individuais, terapias em grupo, palestras e oficinas pedagógicas para o manejo do estresse e ansiedade. O processo de contratação para o serviço biopsicossocial já foi autorizado pela Procuradoria Geral do Estado e está em fase de licitação, com previsão de conclusão em até 60 dias.
Além disso, dentro da política pública do Programa Pró-Vida do Ministério da Justiça e Segurança Pública, estão sendo investidos mais de R$ 4,2 milhões na aquisição de equipamentos de musculação. Esses equipamentos serão distribuídos em academias institucionais nas corporações estaduais, estimulando a promoção da saúde e prevenção ao adoecimento dos profissionais.
Essas iniciativas visam não apenas melhorar o ambiente de trabalho, mas também promover uma cultura de cuidado e respeito mútuo entre os profissionais da segurança pública. O secretário da Segurança Pública, delegado Flávio Saraiva, destaca a importância dessas ações estratégicas, incluindo a capacitação, valorização e modernização da infraestrutura dos órgãos de segurança, para garantir o bem-estar dos homens e mulheres que integram as forças policiais e de salvamento do estado. A intenção é seguir cumprindo as metas estabelecidas para melhorar continuamente o estado de Alagoas.
Com informações e fotos da Sesau/AL













