Publicidade

Publicidade

Inspeções encerradas: MS e Sesau fortalecem Rede de Assistência contra doença meningocócica.

COMPARTILHE

O Ministério da Saúde (MS) e a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) encerraram na sexta-feira (13) as inspeções realizadas em unidades de saúde de Alagoas para observar o fluxo assistencial de pacientes com suspeita de meningite. A ação teve início na segunda-feira (9) e teve como objetivo fortalecer e integrar a Rede de Assistência no estado.

Durante a semana, técnicos do MS e da Sesau percorreram unidades localizadas em Maceió, Satuba, Flexeiras e Jequiá da Praia, onde foram registrados casos da doença meningocócica. Além de inspecionar as unidades, os profissionais prestaram orientações sobre as condutas a serem adotadas no diagnóstico e na assistência aos pacientes.

O secretário de Estado de Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, agradeceu o apoio do MS, que enviou a Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) para colaborar com a Sesau. A parceria entre os órgãos foi estabelecida após uma reunião em Brasília, realizada em julho deste ano.

Pontes de Miranda ressaltou a importância do trabalho conjunto para enfrentar a meningite em Alagoas. Ele destacou que os técnicos dedicaram a semana para aprimorar o atendimento aos alagoanos com sintomas da doença e que continuarão prestando assistência técnica e capacitando os profissionais de saúde.

A secretária executiva de Vigilância em Saúde da Sesau, Thalyne Araújo, explicou que a atuação da Força Nacional do SUS foi fundamental para fortalecer e integrar as unidades de assistência no estado. Ela ressaltou a implantação de um novo protocolo de atendimento para pacientes com sintomas de meningite.

A superintendente de Assistência Hospitalar da Sesau, Lysgreth Sanchez, enfatizou a importância da união e do esforço coletivo para garantir a segurança clínica dos pacientes. Ela alertou para a necessidade de diagnóstico precoce para evitar complicações e até mesmo óbitos.

Por sua vez, a superintendente de Acesso à Saúde, Sayonara Gomes, garantiu que todas as orientações do MS serão seguidas pela gestão estadual. Ela destacou a importância da parceria com o Ministério da Saúde para garantir uma assistência eficaz e rápida, preservando a vida dos alagoanos.

Com informações e fotos da Sesau/AL

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade