O IV Fórum Perinatal de 2025 está com as inscrições abertas para discutir a Segurança para o Transporte Neonatal. O evento será realizado na próxima terça-feira (29) no auditório do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran), localizado no bairro Cidade Universitária, em Maceió. A iniciativa, organizada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) através da Rede Alyne, é destinada aos profissionais que atuam na assistência materna e infantil.
Durante o Fórum, o tema central será a Segurança para o Transporte Neonatal, com palestras ministradas pela médica da Maternidade Escola Santa Mônica (MESM), Junko Asakura. Além disso, a assistente social e analista de trânsito do Detran/AL, Audijane Medeiros, também participará como facilitadora do evento.
Os participantes que se inscreverem serão certificados e terão a importante missão de se tornarem multiplicadores das informações compartilhadas no Fórum. É fundamental ressaltar que o transporte neonatal envolve protocolos e diretrizes específicas para garantir o bem-estar e a segurança dos recém-nascidos durante o deslocamento de uma unidade de saúde para outra.
A assessora técnica da Rede Alyne de Alagoas, a fisioterapeuta Bárbara Rose, destaca a importância de abordar o tema Segurança para o Transporte Neonatal. Ela ressalta que a aplicação de protocolos e normas técnicas específicas é essencial para assegurar a assistência adequada aos bebês que necessitam de cuidados especiais durante o transporte.
O Fórum Perinatal da Rede Alyne tem como objetivo promover o aprimoramento da atenção materna e infantil, com base em estratégias e evidências que garantam a participação efetiva dos representantes do Sistema Único de Saúde (SUS). Durante suas edições, gestores e profissionais são sensibilizados sobre a importância de melhorar a atenção ao parto e nascimento, construindo alianças estratégicas com base em estudos científicos e evidências de gestão tanto do Brasil quanto de outros países.
Com informações e fotos da Sesau/AL