logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Implantação do Programa SUS Digital revoluciona a saúde de Alagoas com tecnologia de ponta.

COMPARTILHE

O Programa SUS Digital, lançado pelo Governo Federal e que será implementado em Alagoas, promete revolucionar a área da saúde no estado. Com a intenção de diminuir as filas para cirurgias e consultas especializadas, a iniciativa prevê a criação de uma rede de dados unificada, que permitirá um acompanhamento mais eficaz dos pacientes, desde a Atenção Primária até a Alta Complexidade.

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) está elaborando o Plano de Ação para a implementação do Programa, que está previsto para ser lançado em 2025 pelo Ministério da Saúde. O objetivo é criar uma abordagem multidisciplinar, com acesso à telemedicina e prontuários unificados. O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, ressaltou a importância do investimento em tecnologia e informação para o avanço da saúde em todo o país.

O Programa SUS Digital conta com três eixos principais: a cultura de saúde digital e educação permanente, as soluções tecnológicas e serviços de saúde, e a análise, proteção e compartilhamento de dados de saúde. Um dos destaques é a possibilidade de realizar consultas remotas por meio de telemedicina, o que tornará a regulação de leitos e consultas mais eficiente.

A Sesau já realizou as etapas de diagnóstico da Rede de Assistência do SUS em Alagoas, contando com a participação das gestões municipais. Atualmente, os técnicos da pasta estão elaborando o plano de atuação, que será enviado ao Ministério da Saúde até novembro. Com isso, o Programa SUS Digital poderá ser adaptado para atender as necessidades de cada estado, possibilitando benefícios como a agilização da marcação de cirurgias e consultas especializadas em todas as regiões.

Com informações e fotos da Sesau/AL

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade