No Hospital de Emergência do Agreste (HEA), localizado em Arapiraca, Alagoas, uma iniciativa inovadora visa fomentar a conscientização sobre a violência contra a mulher. A Área Lilás da instituição promoveu a transformação de um dos jardins em um poderoso painel de alerta, utilizando cruzes de madeira adornadas com balões lilás e frases impactantes que refletirão a gravidade da violência domesticada. Essas frases não são apenas palavras, mas sim representações de uma realidade dolorosa que muitas mulheres enfrentam, como “Foi só uma vez” e “Ninguém vai acreditar em você”.
Esta ação faz parte do Agosto Lilás, um mês dedicado à mobilização nacional pela erradicação da violência contra as mulheres. A coordenação do projeto é atribuída à psicóloga Yanna Albuquerque, que destacou a importância de expor a violência que, muitas vezes, é invisível. Para ela, as expressões aparentemente inofensivas carregam um peso significativo: “Quando expomos isso em um espaço público, queremos provocar reflexão e mostrar que a violência não se resume a marcas físicas. Ela permeia as palavras que ferem e aprisionam”, ressaltou.
A diretora-geral do HEA, Bárbara Albuquerque, reforçou o compromisso do hospital em ir além do atendimento médico, ressaltando que a luta contra a violência também é um dever coletivo. “A transformação de um jardim em espaço de conscientização demonstra que o combate à violência não deve ser normalizado em nenhuma de suas formas”, disse.
Dentro das atividades realizadas, a campanha detalha as diversas facetas da violência contra a mulher, que abrangem desde a violência física – que ameaça a integridade física da vítima – até a violência moral, incluindo calúnias e difamações. Missão da Área Lilás é acolher e orientar vítimas em situações de vulnerabilidade, oferecendo um suporte qualificado através de uma equipe de profissionais, incluindo médicos, enfermeiras e assistentes sociais.
Para aqueles que sofrem ou conhecem casos de violência, estão disponíveis vários canais de denúncia, como o Disque 180 e o Disque 100, que garantem anonimato. Para encerrar a programação do Agosto Lilás, a Área Lilás do HEA realizará uma atividade especial focada no autocuidado, no dia 30 de agosto. Com grupos voltados para o autocuidado, o evento incluirá um treinamento funcional, sendo uma oportunidade vital para promover a saúde e bem-estar das mulheres.
Com informações e fotos da Sesau/AL