logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Hospital Regional do Alto Sertão promove ação sobre Agosto Lilás para profissionais de saúde.

COMPARTILHE

No dia 16/08/2024, às 14h17, o Hospital Regional do Alto Sertão realizou uma importante ação de conscientização sobre o Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização e combate à violência contra a mulher. Durante o evento, que contou com a participação de profissionais das áreas de psicologia, assistência social e enfermagem da unidade, foi apresentado o fluxograma da Rede de Atenção às Violências (RAV), que orienta os atendimentos às vítimas de violência em Alagoas.

A psicóloga Elys Lavínia, responsável técnica da RAV de Delmiro Gouveia, destacou a importância da Lei Maria da Penha, que ampara mulheres vítimas de diversos tipos de violência, como física, sexual, psicológica, moral e patrimonial. Ela ressaltou que a capacitação realizada na unidade tinha como objetivo conscientizar os profissionais de saúde sobre o Agosto Lilás, em referência à Maria da Penha, lei fundamental que completa 18 anos em 2024.

Durante a capacitação, a psicóloga Beatriz de Araújo enfatizou o papel crucial da RAV no acolhimento às vítimas de violência, destacando a importância da identificação, monitoramento e assistência de qualidade a todas as pessoas que se encontram nessa situação. Em Delmiro Gouveia, os atendimentos da RAV acontecem na Sala Lilás, localizada no Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) 2, no bairro Universitário, e conta com uma equipe multiprofissional composta por diversos profissionais de saúde.

Os atendimentos são disponibilizados diariamente, incluindo serviços de profilaxia de infecções sexualmente transmissíveis, anticoncepção de emergência, coleta de vestígios, assistência jurídica, grupos de apoio e acompanhamento médico e psicossocial por até seis meses após a violência. As vítimas podem buscar ajuda por diferentes portas de entrada, seja no HRAS, no CISP, ou por meio de encaminhamentos feitos pelo CEAM ou CREAS.

Essa ação de conscientização realizada pelo Hospital Regional do Alto Sertão reforça a importância da Rede de Atenção às Violências e do engajamento dos profissionais de saúde no combate à violência contra a mulher, contribuindo para a promoção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Com informações e fotos da Sesau/AL

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade