No dia 22 de agosto de 2024, o Hospital Metropolitano de Alagoas promoveu o I Simpósio de Atualização em Cicatrização de Feridas, com o intuito de proporcionar um aprimoramento contínuo aos profissionais de saúde da instituição. O evento se destacou pela diversidade de temas abordados e pela qualidade das palestras, reforçando o compromisso da unidade hospitalar com a excelência no cuidado ao paciente.
A programação abrangente do simpósio incluiu palestras especializadas sobre diversos aspectos da gestão de feridas. Dentre os temas discutidos estavam a fisiologia, classificação e processo reparador da pele, as práticas na limpeza de feridas de acordo com o consenso internacional, curativo e faturamento do Sistema Único de Saúde (SUS).
Além das palestras, o evento também contou com a apresentação da Comissão de Prevenção e Tratamento de Lesões do HMA, bem como a exposição do Plano Integrado de Prevenção de Lesão por Pressão da UTI, enfatizando a importância da prevenção e tratamento eficaz das lesões.
Segundo a coordenadora do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do HMA, Célia Ferreira, o simpósio foi direcionado para os profissionais que atuam nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). A iniciativa foi realizada em parceria com a Gestão de Qualidade, Comissão de Pele e Coordenação de Enfermagem do HMA.
Célia Ferreira ressaltou que, inicialmente, os profissionais foram treinados nas UTIs sobre os impressos envolvendo o fluxo do paciente com feridas. Posteriormente, foram identificados pontos de melhoria nos formulários e orientados sobre o preenchimento adequado dos mesmos.
O treinamento ocorreu nas quatro UTIs do hospital e capacitou mais de 90 profissionais, totalizando seis equipes treinadas. O encerramento desse primeiro momento in loco aconteceu durante o I Simpósio de Atualização em Cicatrização de Feridas, proporcionando aprendizados significativos aos presentes.
A palestrante Andrea Tavares destacou a contribuição do evento para as boas práticas na limpeza de feridas, ressaltando a positividade da equipe de enfermagem em relação ao uso de produtos específicos nas lesões e feridas. O evento foi um sucesso e trouxe importantes conhecimentos para os profissionais da área da saúde.
Com informações e fotos da Sesau/AL