logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Hospital Helvio Auto Recebe Visita Técnica do Sírio Libanês para Reestruturação e Melhoria da Saúde

COMPARTILHE

No dia 20 de agosto de 2025, o Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA), vinculado à Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), recebeu importantes visitas de técnicos da renomada instituição Hospital Sírio Libanês. Este encontro faz parte da primeira etapa do Projeto de Reestruturação dos Hospitais Públicos (RHP), que abrange 143 unidades de saúde em todo o Brasil, selecionadas para o aprimoramento do serviço público de saúde através do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS – Proadi-SUS, promovido pelo Ministério da Saúde.

Os especialistas do Hospital Sírio Libanês desempenharam uma avaliação diagnóstica que visa descobrir áreas de melhoria na gestão hospitalar e na qualidade do atendimento, especialmente no que diz respeito à segurança do paciente. A visita teve início com uma reunião geral no auditório do hospital, onde os coordenadores puderam se articular melhor sobre o processo. Em seguida, foram realizadas avaliações nos setores estratégicos que lidam diretamente com o cuidado ao paciente, contando com a supervisão das coordenadoras de Enfermagem e Gerência de Risco, Jéssica Nazário e Adriana Márcia Cavalcante, respectivamente.

Rodrigo Montenegro, supervisor-geral do HEHA, destacou a importância da visita, afirmando que a análise detalhada do funcionamento do hospital irá contribuir significativamente na implementação de melhorias nos processos de atendimento. Esse diagnóstico será fundamental para que a unidade se prepare para futuras certificações e acreditações.

O Projeto de Reestruturação é uma parceria entre o Ministério da Saúde e instituições de saúde filantrópicas reconhecidas pelo seu alto padrão de qualidade no Brasil. A colaboração entre o hospital Helvio Auto e instituições como o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Hospital Moinhos de Vento e Hospital Sírio Libanês tem como objetivo fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa promoverá capacitações, pesquisas e o desenvolvimento de tecnologias que aprimorem a gestão em saúde pública.

Lucy Dantas, médica e gerente de gestão hospitalar do HEHA, enfatizou que a visita é uma oportunidade única para o intercâmbio de experiências e a aplicação de metodologias que já mostraram eficácia em outras instituições. As aspirações são de oferecer práticas de governança clínica, melhorar indicadores de atuação, refinar fluxos assistenciais e administrativos, além de fomentar uma gestão orientada por evidências.

Com a ampliação do projeto, novas práticas serão implantadas com base nos resultados da avaliação. A apresentação do diagnóstico final ocorrerá em até 15 dias, permitindo a implementação de intervenções estratégicas que visem a transformação positiva do sistema público de saúde na região.

Com informações e fotos da Sesau/AL

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade