No mês de combate às hepatites virais, o Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA), unidade ligada à Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), promoverá uma ação de testagem aberta à população para detectar os vírus da hepatite B e C, além de oferecer orientações educativas. Esta iniciativa faz parte das atividades do Julho Amarelo, um mês dedicado à conscientização e prevenção das hepatites virais.
A testagem será realizada no dia 26 de julho, sexta-feira, das 8h às 12h, no Serviço de Assistência Especializada (SAE) do HEHA. Os interessados devem comparecer ao local com um documento de identificação, cartão do SUS e comprovante de residência. Serão distribuídas 100 senhas para a realização dos exames, que terão um tempo médio de entrega de resultados de cerca de 30 minutos. Em caso de resultado positivo para hepatites B ou C, os pacientes serão encaminhados para consulta com um médico infectologista do hospital para as primeiras orientações e realização de outros exames necessários.
A coordenadora do Serviço de Assistência Especializada do Helvio Auto, Lygia Antas, ressaltou a importância do diagnóstico precoce das hepatites virais, pois muitas vezes a doença é assintomática e quando os sintomas aparecem, o fígado já está comprometido. Além disso, enfatizou a relevância da vacinação, disponível no Calendário Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde.
Em 2023, o Hospital Helvio Auto registrou 61 novos casos de hepatites virais, e de janeiro a junho de 2024, já foram contabilizados 21 novos casos. A nível estadual, Alagoas teve um total de 173 casos de hepatites do tipo A, B, C, D e E em 2023. Essas infecções têm um impacto significativo, resultando em cerca de 1,4 milhões de mortes anualmente em todo o mundo.
Para participar dos testes, é necessário cumprir os requisitos mencionados e a equipe do HEHA está preparada para fornecer as orientações necessárias antes e depois dos exames. A ação do Julho Amarelo na Uncisal é uma realização do Hospital Escola Dr. Helvio Auto em colaboração com a Supervisão de Atenção à Saúde e Bem-Estar (Sasbem), Centro de Patologia e Medicina Laboratorial (CPML) e Laboratório Central de Saúde Pública de Alagoas (Lacen).
Com informações e fotos da Sesau/AL