logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Hospital de Emergência do Agreste registra 777 atendimentos durante Feriadão da Emancipação de Alagoas.

COMPARTILHE

Durante o Feriadão da Emancipação Política de Alagoas, que ocorreu entre os dias 13 e 16 de setembro de 2025, o Hospital de Emergência do Agreste (HEA), localizado em Arapiraca, atendeu um total impressionante de 777 pessoas. As informações foram divulgadas na quarta-feira, 17 de setembro, pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) da instituição, baseado em dados coletados pela Plataforma GestHosp.

Dentre os pacientes que buscaram atendimento, 170 foram vítimas de acidentes de trânsito, com destaque para as motos, que registraram 104 casos de quedas ou colisões. Outras ocorrências incluíram 10 acidentes envolvendo bicicletas, cinco atropelamentos, três capotamentos, além de 11 acidentes gerais de carro e 37 colisões. Esses números evidenciam a gravidade da segurança viária durante períodos festivos.

Além dos atendimentos relacionados a acidentes, a equipe do HEA também prestou cuidados a 64 pessoas com corpos estranhos nos olhos, ouvidos, garganta ou nariz. O hospital viu um aumento nos casos de intoxicação exógena, atendendo 16 pacientes, e 30 casos de agressão, dos quais 16 foram por agressão corporal, 13 com armas brancas e uma com arma de fogo.

O HEA também foi chamado para atender 16 vítimas de mordidas de cachorro, 13 picadas de escorpião, e algumas ocorrências menores, como quatro picadas de insetos e três mordidas de gato. Além disso, foram registradas 13 vítimas que sofreram quedas de animais.

O hospital, que é a maior unidade pública de saúde do interior do estado e um referencial na II Macrorregião de Saúde — que abrange o Agreste, Sertão e Baixo São Francisco — também tratou 22 pacientes com pancadas e 15 que sofreram acidentes de trabalho. Um dado preocupante foi o registro de 120 vítimas de quedas da própria altura e 40 de quedas de altura, indicando a necessidade de atenção em relação à segurança doméstica e ao lazer.

Durante o feriado, a equipe realizou um total de 21 procedimentos cirúrgicos, destacando o comprometimento e a dedicação dos profissionais de saúde em atender a demanda elevada e, muitas vezes, crítica, que costuma aumentar durante eventos festivos na região.

Com informações e fotos da Sesau/AL

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade