logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Hospital de Emergência do Agreste realiza captação de rins para transplante em Alagoas.

COMPARTILHE

Hospital de Emergência do Agreste realiza captação de rins para transplante

No último sábado, dia 28 de setembro de 2024, o Hospital de Emergência do Agreste (HEA) em Arapiraca, realizou mais uma importante captação de órgãos para transplante em Alagoas. O procedimento foi realizado após o diagnóstico de morte cerebral em um paciente de 51 anos, cuja família concordou com a doação dos rins.

A captação dos rins foi um momento crucial, que impactará positivamente a vida de duas pessoas que aguardam na fila de espera por transplantes de órgãos. Essa ação ocorreu a poucos dias do encerramento da Campanha Setembro Verde, mês dedicado à conscientização sobre a importância da doação de órgãos.

O HEA, que é a maior instituição hospitalar do interior de Alagoas, comemora mais uma vitória em prol da solidariedade e da vida. A captação foi possível graças aos esforços conjuntos do Governo Paulo Dantas, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e da Central de Transplantes de Alagoas.

O paciente, vítima de um AVC hemorrágico, teve a morte cerebral confirmada após os exames exigidos pelo protocolo do Ministério da Saúde. A equipe multidisciplinar da Comissão Intra-Hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do HEA seguiu todos os protocolos para realizar a captação, contando com o apoio e a sensibilidade dos familiares do doador.

Antes do procedimento, houve um momento emocionante no qual o paciente passou por um corredor humano formado por familiares e profissionais do hospital. Essa homenagem simboliza o reconhecimento e a gratidão pela decisão da família do paciente em favor da doação de órgãos.

A diretora-geral do HEA, Bárbara Albuquerque, ressaltou a importância dessa decisão que impactará positivamente a vida de diversas pessoas. Essa não foi a primeira captação de órgãos realizada pelo hospital, sendo que em maio deste mesmo ano, o HEA realizou seu primeiro procedimento de captação de fígado para transplante.

Todo esse trabalho árduo e dedicado reforça a importância da conscientização, treinamento e qualificação dos profissionais envolvidos, demonstrando o compromisso do Governo e das instituições de saúde com a promoção da vida e da solidariedade.

Com informações e fotos da Sesau/AL

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade