logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Hospital de Emergência do Agreste alerta sobre riscos do feriadão em edição especial do projeto Sala de Espera.

COMPARTILHE

No último dia 15 de abril de 2025, o Hospital de Emergência do Agreste, localizado em Arapiraca, promoveu uma edição especial do projeto Sala de Espera, com o objetivo de alertar os acompanhantes e visitantes de pacientes internados sobre os riscos associados ao feriadão prolongado que engloba a Quinta e a Sexta-feira Santas, o Domingo de Páscoa e o Dia de Tiradentes. Essa ação educativa visa orientar as pessoas que aguardam o horário de visitas na recepção da unidade.

Como referência em atendimentos de urgência e emergência na II Macrorregião de Saúde de Alagoas, composta por 46 municípios do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco, o Hospital de Emergência do Agreste está atento aos desafios que surgem durante esse período. Com base em estatísticas de anos anteriores, a equipe multiprofissional do hospital reforçou a importância de redobrar os cuidados, uma vez que o feriadão prolongado costuma apresentar um aumento no consumo de bebidas alcoólicas, resultando em mais acidentes de trânsito, episódios de violência e casos de engasgo com espinhas de peixe.

A coordenadora de enfermagem da emergência do HEA, Edjane Negrão, destacou a recorrência desse padrão de comportamento nesse tipo de feriado, onde o número de pacientes que dão entrada no hospital aumenta significativamente. Ela ressaltou a prática perigosa de consumo excessivo de álcool, muitas vezes justificada pela simbologia religiosa do período, mas que pode resultar em consequências graves, como acidentes graves e até óbitos.

Além dos atendimentos por trauma, a equipe do Hospital de Emergência do Agreste também alertou para a importância de ter cuidado com o tipo de peixe consumido durante o feriado, devido aos riscos de engasgo com espinhas. A psicóloga Michelle Torres, integrante da equipe da Área Lilás vinculada à Rede de Atenção às Violências (RAV), chamou atenção para os impactos do feriado na saúde mental e nas relações familiares, ressaltando o aumento do consumo de álcool e, consequentemente, da violência, tanto física quanto sexual, principalmente no ambiente doméstico.

O projeto Sala de Espera Especial é uma importante ferramenta de orientação direta para a população que circula pelo hospital, promovendo atividades de prevenção e diálogo com a comunidade. As ações desse projeto contam com a participação de profissionais de diversas áreas do HEA, contribuindo para a disseminação de informações e conscientização sobre os riscos durante o feriadão prolongado. A equipe está preparada para atender a demanda durante todo o período do feriado, garantindo assistência 24 horas por dia na Área Lilás.

Com informações e fotos da Sesau/AL

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade