A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) de Alagoas anunciou uma ampliação na oferta de Programas de Residência na Rede Pública Estadual. Neste novo cenário, três hospitais credenciados disponibilizam um total de 73 vagas de Residência em Saúde. O preenchimento dessas vagas será feito por meio do processo seletivo do Exame Nacional de Residência (Enare), agendado para outubro deste ano, incluindo as áreas Médica, Multi e Uniprofissional.
Os hospitais participantes são o Hospital Geral do Estado (HGE), com 38 vagas, o Hospital de Emergência do Agreste (HEA), com 26 vagas, e o Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), com nove vagas disponíveis. As oportunidades são direcionadas para profissionais graduados em medicina, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição, odontologia, psicologia, serviço social e terapia ocupacional.
Os programas de Residência em Saúde contemplam diversas especialidades, tanto na área Médica quanto nas áreas Uniprofissional e Multiprofissional. Algumas das especialidades oferecidas incluem Anestesiologia, Cirurgia-Geral, Clínica Médica, Medicina de Emergência, Neurologia, Fisioterapia em Terapia Intensiva e Nutrição Clínica, entre outras.
O destaque deste ano foi a criação dos Programas de Residência Multiprofissional nos hospitais HGE e HEA, com foco em Atenção ao Paciente Crítico e em Urgência e Emergência. Para concorrer a uma vaga, além de participar do Enare, é necessário possuir graduação na área e registro no respectivo Conselho de Classe, conforme exigido.
A adesão ao Enare representa um avanço significativo no processo seletivo para as vagas de residência em Alagoas, proporcionando uma seleção transparente, com menos vagas ociosas e custos reduzidos para os candidatos e o Estado. A gerente de Desenvolvimento e Educação em Saúde da Sesau, Mayara Lopes, ressaltou a importância dessa iniciativa para o aprimoramento da área da saúde no estado.
O Exame Nacional de Residência é uma avaliação unificada realizada em todo o país, assemelhando-se ao Enem. Para este ano, estão sendo ofertadas 8.700 vagas em residências médicas, multi e uniprofissionais em todo o Brasil. A classificação dos candidatos é feita com base na nota obtida na prova e análise curricular na especialidade escolhida, seguindo um modelo semelhante ao Sisu.
A adesão da Sesau ao Enare reflete o compromisso em garantir a formação qualificada dos profissionais de saúde em Alagoas, contribuindo para o fortalecimento das residências em saúde e a formação de especialistas qualificados para atuar no estado. O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, destacou a importância desse investimento na formação dos futuros profissionais da saúde, visando aprimorar a rede assistencial e ampliar a qualificação dos profissionais em Alagoas.
Com informações e fotos da Sesau/AL