logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

HGE salva a vida de criança com pneumonia e derrame pleural, família comemora Páscoa junta

COMPARTILHE

No dia 21 de março de 2025, a dona de casa Geovana Santos Campos, de apenas 20 anos, viveu momentos de muita aflição com seu único filho, José Gael Santos, de apenas 2 anos de idade. A criança desenvolveu pneumonia, uma infecção nos pulmões que resultou em derrame pleural nos dois pulmões, levando à necessidade de internação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Geral do Estado (HGE) em Maceió, a maior unidade hospitalar de Alagoas.

Tudo começou com sintomas gripais persistentes na criança, que logo se transformaram em febre. Levado inicialmente a um hospital na cidade de São José da Tapera, José Gael foi medicado e mandado para casa. No entanto, no dia seguinte, os sintomas persistiram e ele apresentou cansaço, levando a família a retornar ao hospital. Diante da falta de melhora, foram encaminhados ao Hospital Dr. Clodolfo Rodrigues em Santana do Ipanema, onde a pneumonia foi diagnosticada após um raio-x e posteriormente confirmada com uma tomografia computadorizada que revelou o derrame pleural em um dos pulmões.

Diante da gravidade do quadro, foi decidido que o tratamento mais especializado deveria ocorrer no HGE em Maceió. Ao chegarem na unidade, José Gael foi prontamente alocado em um leito da UTI, onde recebeu cuidados intensivos e monitoramento constante da equipe médica. Foi necessário realizar um procedimento cirúrgico para inserir um dreno no tórax direito, permitindo que a criança pudesse respirar adequadamente.

Após uma semana, José Gael estava se recuperando bem e conseguia respirar sem a ajuda de oxigênio. Logo foi transferido para a enfermaria, onde ficou alguns dias antes de receber alta. A mãe, Geovana, não poupou elogios à equipe médica e expressou sua imensa gratidão pelo cuidado e dedicação com seu filho.

A pneumonia é uma infecção grave que afeta os pulmões, podendo levar a complicações sérias, especialmente em crianças pequenas. Os sintomas incluem febre alta, tosse, dor no tórax, falta de ar, entre outros. O tratamento requer uso de antibióticos e suporte clínico para estabilização do paciente.

Por fim, Geovana faz um apelo às mães, enfatizando a importância de buscar ajuda médica ao primeiro sinal de sintomas preocupantes em seus filhos. Ela ressalta a importância de cuidar da saúde das crianças e buscar sempre o melhor atendimento disponível. A família agora comemora a recuperação de José Gael e se prepara para passar a Páscoa reunida, agradecendo a equipe do HGE por salvar a vida de seu filho.

Com informações e fotos da Sesau/AL

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade