logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

HGE realiza 7ª captação de órgãos e diminui lista de espera por transplantes.

COMPARTILHE

No dia 07 de setembro de 2024, o Hospital Geral do Estado (HGE), localizado em Maceió, realizou a sétima captação de órgãos para transplantes, destacando-se como a unidade de saúde em Alagoas que mais contribuiu para reduzir a lista de espera por órgãos. Nessa última captação, dois rins foram disponibilizados para o Sistema Nacional de Transplantes (SNT), vinculado ao Ministério da Saúde (MS), beneficiando brasileiros compatíveis com o perfil do doador.

De acordo com a Central de Transplantes de Alagoas, somente este ano, 19 doações de órgãos foram autorizadas nos hospitais ligados à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). A expectativa é que, com a campanha do Setembro Verde pela doação de órgãos, mais cidadãos compreendam a importância desse gesto, se declarem doadores para seus familiares e autorizem a captação em caso de morte encefálica.

A enfermeira Caroline Carvalho, da Organização de Procura de Órgãos (OPO), destacou a importância da autorização da doação de órgãos, ressaltando o respeito e admiração pela difícil decisão das famílias dos doadores. Ela agradeceu aos familiares que permitiram a captação, enaltecendo a corrente pela vida e incentivando mais pessoas a se inspirarem nessa nobre causa.

O diretor geral do HGE, Fernando Fortes Melro, ressaltou o empenho da equipe do hospital na conscientização sobre a doação de órgãos, sensibilizando os profissionais e orientando sobre o papel de cada um nesse processo. Com a participação ativa dos profissionais do HGE, Alagoas tem a perspectiva de reduzir a lista de espera por transplantes, beneficiando os 536 pacientes que aguardam por órgãos no Estado.

A coordenadora da Central de Transplantes de Alagoas, Daniela Ramos, ressaltou a importância do Setembro Verde na conscientização sobre a doação de órgãos, convidando a sociedade a refletir sobre o tema e se declarar doador para salvar vidas. A lista única para transplantes de órgãos é avaliada com critérios técnicos que priorizam a gravidade do paciente e a ordem de chegada em casos de compatibilidade.

Em suma, a atuação do HGE e o engajamento da comunidade no Setembro Verde são fundamentais para a promoção da doação de órgãos e a redução da lista de espera por transplantes, garantindo uma segunda chance de vida para muitos pacientes em Alagoas.

Com informações e fotos da Sesau/AL

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade