O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) está realizando mais uma ação de coleta externa de sangue neste sábado (29), no Colégio Adventista de Maceió, das 8h às 16h. A iniciativa tem como objetivo manter o estoque de sangue estabilizado, atendendo às demandas das maternidades e hospitais da região.
Essa estratégia de coleta externa no colégio busca facilitar o acesso dos voluntários que desejam contribuir através da doação de sangue. A ação é voltada não apenas para a comunidade escolar, mas também para a sociedade em geral, incentivando a prática da doação voluntária de sangue.
Para garantir a segurança e a qualidade do sangue coletado, o Hemoal segue critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Podem doar sangue pessoas com idade entre 16 e 69 anos e peso igual ou superior a 50 quilos. Além disso, é necessário apresentar um documento de identificação oficial com foto.
A diretora do Hemoal, médica hematologista Verônica Guedes, ressalta que existem alguns impedimentos temporários para a doação de sangue. Por exemplo, quem fez tatuagens, maquiagem definitiva, micropigmentação ou colocou piercings deve aguardar 12 meses antes de doar. Além disso, pessoas gripadas, com Influenza ou Covid-19, devem esperar os sintomas desaparecerem e mais 10 dias antes de doar.
Existem também impedimentos permanentes, como ter contraído AIDS, sífilis, hepatite após os 11 anos de idade e doença de Chagas. Nestes casos, a contraindicação para doar sangue é permanente.
A coleta externa de sangue no Colégio Adventista de Maceió é uma oportunidade para os alagoanos contribuírem com a saúde da população, garantindo um estoque adequado de sangue para atender a diversas necessidades médicas. A ação itinerante visa conscientizar e mobilizar a comunidade em torno da importância da doação de sangue.
Com informações e fotos da Sesau/AL