No último dia 08 de abril de 2025, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realizou uma ação itinerante na sede da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapeal), em Maceió. A iniciativa teve como objetivo captar doadores de sangue para ampliar o estoque do Hemocentro e contribuir com a saúde da população.
Durante toda a terça-feira, das 9h às 16h, colaboradores da Fapeal e o público externo foram convidados a participar da ação e realizar doações de sangue. Ao final do dia, foram contabilizadas 26 doações, o que representa um potencial de salvar até 104 vidas, de acordo com o Ministério da Saúde.
Um dos colaboradores da fundação, o economista Rômulo Sales, compartilhou sua experiência como doador assíduo e destacou a importância de se tornar um doador de sangue. Ele ressaltou que o ato de doar sangue o incentiva a cuidar mais da saúde e a prestar atenção nas suas escolhas diárias, sabendo que sua doação pode beneficiar até três pessoas.
A gerente de Valorização de Pessoas da Fapeal, Lília Aguiar, também enfatizou o compromisso social da instituição ao apoiar a realização da ação e proporcionar estrutura adequada para os doadores. Ela destacou que todas as medidas de biossegurança, climatização e conforto foram adotadas para garantir que os doadores se sentissem seguros e confortáveis durante o procedimento.
Além da ação na sede da Fapeal, o Hemoal também recebe doadores de sangue e voluntários para o cadastro de doador de medula óssea em outras unidades em Maceió e Arapiraca. Os interessados podem comparecer aos pontos de coleta em diferentes dias e horários, sendo necessário apresentar um documento oficial com foto para identificação.
Dessa forma, a iniciativa realizada pelo Hemoal em parceria com a Fapeal demonstra a importância da doação de sangue para salvar vidas e incentiva a participação ativa da população em ações solidárias em prol da saúde coletiva.
Com informações e fotos da Sesau/AL