Nesta terça-feira, dia 5 de agosto de 2025, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) estará realizando uma importante ação de coleta externa de sangue na cidade de Chã Preta. A iniciativa tem como objetivo fortalecer o estoque estratégico de sangue, atendendo assim à crescente demanda por transfusões. A coleta ocorrerá das 9h às 16h, na sede da Vigilância de Endemias Municipal, localizada no centro da cidade.
Para aqueles que desejam participar como doadores, é fundamental atender a alguns requisitos estabelecidos pelas diretrizes do Ministério da Saúde. Os interessados devem ter entre 16 e 69 anos e pesar pelo menos 50 quilos. Além disso, é imprescindível que o potencial doador esteja em boas condições de saúde no momento da doação.
Vale ressaltar que, para indivíduos que tiverem sido diagnosticados com doenças como Chagas, Aids, sífilis ou hepatite após os 11 anos de idade, a doação de sangue é permanentemente proibida. Os que já são doadores e planejam repetir a sua contribuição devem observar um intervalo mínimo entre as doações: mulheres devem ter aguardado pelo menos três meses desde a última doação, enquanto os homens devem ter esperado no mínimo dois meses.
A participação de adolescentes com menos de 18 anos também é permitida, desde que estejam acompanhados de um responsável legal que apresente o documento necessário para autorizar a doação.
Adicionalmente, é importante que os doadores estejam cientes de que, caso tenham feito alguma tatuagem, piercing, maquiagem definitiva ou micropigmentação, haverá uma restrição que impede a doação por 12 meses.
Com ações como essa, o Hemoal se dedica a promover a solidariedade e a conscientização sobre a importância da doação de sangue, uma prática vital para salvar vidas e garantir a saúde da população. É uma oportunidade para todos mostrarem seu compromisso social e contribuírem para o bem-estar da comunidade.
Com informações e fotos da Sesau/AL