No dia 29 de julho de 2024, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realizou coletas externas de sangue em Arapiraca e Maceió, com início às 8h e término às 16h. Essas ações itinerantes visam incentivar a doação voluntária de sangue para manter os estoques em níveis adequados para atender às necessidades da população.
Segundo informações do Ministério da Saúde, para ser um doador de sangue é necessário estar em boas condições de saúde, ter idade entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 quilos e apresentar documentos oficiais com foto. Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsável legal.
Além disso, os candidatos à doação não devem ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas, evitar o consumo de alimentos gordurosos e ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior. Pessoas que fizeram piercing, tatuagem, maquiagem definitiva ou micropigmentação devem aguardar 12 meses antes de doar sangue.
No caso de repetição do procedimento, as mulheres devem esperar três meses e os homens dois meses. Porém, aqueles que contraíram doenças como Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos estão permanentemente proibidos de doar sangue, de acordo com o assistente social do Hemoal, Danilo Lima.
A iniciativa de coletas externas de sangue visa conscientizar a população sobre a importância da doação voluntária para salvar vidas e garantir que os hospitais tenham disponibilidade de sangue para realizar transfusões em casos de emergência. Como parte desse esforço, o Hemoal continua realizando ações itinerantes em diversas regiões, atendendo a população de Arapiraca, Maceió e outras cidades do estado de Alagoas.
Com informações e fotos da Sesau/AL