logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Hemoal promove coleta externa de sangue em São Luís do Quitunde neste sábado

COMPARTILHE

No próximo sábado (03), a equipe itinerante do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) estará realizando uma coleta externa de sangue na cidade de São Luís do Quitunde. A ação, que conta com a parceria do Grupo de Ciclistas Poca Correntes, será realizada na Escola Municipal Demócrito Sarmento, localizada no bairro Centro, das 9h às 16h.

Para participar como doador voluntário de sangue, é necessário que a pessoa esteja em boa saúde, tenha um peso igual ou superior a 50 quilos e esteja na faixa etária entre 16 e 69 anos, seguindo os requisitos estabelecidos pelo Ministério da Saúde. No caso de menores de 18 anos, é obrigatória a presença dos pais ou responsável legal, com os documentos de comprovação necessários.

É importante ressaltar que os voluntários não devem ter consumido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas antes da doação, nem ter ingerido alimentos gordurosos. Além disso, é recomendado ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior. Para aqueles que fizeram piercings, tatuagens, maquiagem definitiva ou micropigmentação, é necessário aguardar um período de 12 meses antes de poder doar sangue.

As condições de saúde também são um fator determinante, sendo que os voluntários não devem ter tido Doença de Chagas, Aids, Sífilis ou Hepatite após os 11 anos de idade. Mulheres devem respeitar um intervalo mínimo de 90 dias entre as doações, enquanto os homens devem aguardar 60 dias.

Em relação à vacinação, é importante destacar que a doação de sangue deve ocorrer antes da imunização contra a Covid-19 ou Influenza. Caso já tenha sido vacinado, é necessário respeitar os intervalos adequados. Para a CoronaVac, o intervalo é de dois dias, e para as vacinas AstraZeneca, Pfizer, Pfizer Bivalente ou Janssen, o intervalo é de 7 dias.

É fundamental que os candidatos estejam livres de sintomas gripais ou resfriados no momento da doação. Portanto, se estiver doente, é recomendado adiar a doação para evitar possíveis riscos. O ato de doar sangue é de extrema importância para salvar vidas e garantir o abastecimento dos estoques dos hemocentros. A solidariedade e o compromisso com o próximo são fundamentais para garantir o acesso ao sangue em situações de urgência e emergência.

Com informações e fotos da Sesau/AL

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade