No último sábado, dia 28 de março de 2025, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realizou uma coleta externa de sangue no Colégio Adventista de Maceió, localizado na Avenida Juca Sampaio, no Barro Duro. A ação, que teve início às 8h e se estendeu até as 16h, teve como objetivo atender a comunidade escolar e a sociedade em geral.
A iniciativa faz parte de uma estratégia do Hemoal para manter estável o estoque de sangue, garantindo assim o abastecimento das unidades públicas da capital e do interior de Alagoas. Com a coleta externa no Colégio Adventista, a instituição busca facilitar o acesso dos voluntários que desejam realizar doações voluntárias de sangue.
Os requisitos para realizar a doação de sangue são estabelecidos pelo Ministério da Saúde e incluem ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar igual ou acima de 50 quilos e apresentar um documento de identificação oficial com foto. Além disso, algumas situações como a realização de tatuagens, maquiagem definitiva, micropigmentação ou colocação de piercing podem impedir temporariamente a realização da doação.
A diretora do Hemoal, a médica hematologista Verônica Guedes, ressalta a importância de seguir as normas estabelecidas para garantir a segurança do processo de doação de sangue. Ela destaca que algumas condições de saúde, como a presença de doenças infecciosas como HIV, sífilis e hepatite, podem impedir de forma permanente a doação de sangue.
Com a realização da coleta externa no Colégio Adventista, o Hemoal reforça o seu compromisso com a saúde da população alagoana, garantindo o fornecimento adequado de sangue e hemocomponentes para atender casos de urgência, emergência e cirurgias eletivas. A ação itinerante é mais uma forma de aproximar a comunidade da prática da doação voluntária, contribuindo para salvar vidas.
Com informações e fotos da Sesau/AL