logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Hemoal faz apelo por doações de sangue para suprir grave déficit no estoque

COMPARTILHE

O Hemocentro de Alagoas, conhecido como Hemoal, está passando por uma situação crítica em relação ao estoque de bolsas de sangue disponíveis. Nesta quinta-feira (3), o hemocentro dispõe apenas de 147 unidades, o que representa apenas 36% do mínimo necessário, que seria de 400 bolsas. Essa falta de sangue é preocupante, especialmente às vésperas do fim de semana, quando a demanda por transfusões costuma aumentar.

O Hemoal atua não apenas fornecendo sangue para cirurgias eletivas e para pacientes com doenças hematológicas, como a Leucemia, mas também garante o abastecimento de sangue para situações de emergência. Cerca de 75% das bolsas de sangue são destinadas aos casos de emergência, incluindo vítimas de agressões por arma branca, agressões por arma de fogo e acidentes de trânsito. A falta de sangue nesses casos pode levar os pacientes a evoluírem para óbito, alerta a médica hematologista do Hemoal, Verônica Guedes.

Para doar sangue, é preciso atender a certos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde. O doador voluntário deve ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar 50 quilos ou mais, apresentar um documento de identificação com foto e não ter contraído certas doenças infecciosas. Além disso, é importante respeitar algumas recomendações antes da doação, como dormir bem na noite anterior, não consumir álcool nas últimas 24 horas e não ter feito tatuagens ou piercings recentemente.

Os postos de coleta do Hemoal estão localizados na capital, Maceió, e no interior do estado, em Arapiraca. Na capital, os voluntários podem comparecer às Unidades Trapiche ou Via Expressa de segunda a sexta-feira, além da Unidade Farol, que funciona às terças-feiras. Em Arapiraca, a doação é realizada na Unidade Eldorado. É fundamental que a população se sensibilize e faça doações de sangue para que o estoque do Hemoal seja regularizado e as demandas de transfusões possam ser atendidas adequadamente. A solidariedade de cada um pode salvar vidas.

Com informações e fotos da Sesau/AL

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade