No último dia 29 de maio, teve início mais uma edição do curso de capacitação voltado para enfermeiros da atenção básica, promovido pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal). A formação, que se estende até o dia 31, conta com uma carga horária intensiva, variando das 8h às 18h. Este curso é fruto de uma parceria entre Uncisal, a Secretaria da Primeira Infância (Secria) e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).
O programa, intitulado AIDPI NEO AL – Atenção Integral às Doenças Prevalentes na Infância, é realizado mensalmente desde janeiro de 2024, e está previsto para ser concluído em agosto de 2025. A cada edição, 40 enfermeiros provenientes dos 102 municípios alagoanos têm a oportunidade de se especializar nos cuidados neonatais, orientados pelo perfil epidemiológico do estado. As inscrições são geridas pelas secretarias de Secria e Sesau, com a certificação sendo concedida pela Pró-Reitoria de Extensão da Uncisal (Proex).
Os objetivos da capacitação são claros: preparar os profissionais para a avaliação, classificação e condução clínica no planejamento reprodutivo, na gestação e no atendimento ao neonato, sempre com um enfoque na atenção integral, resolutiva e acolhedora. A metodologia utilizada está alinhada à estratégia AIDPI, adaptada para a realidade local e visando a diminuição da morbimortalidade materna e neonatal.
A professora da Uncisal e tutora do Ministério da Saúde, Maria Rosa, é a responsável pela condução do curso. Em suas palavras, a iniciativa não apenas valoriza a assistência materno-infantil nos 102 municípios alagoanos, mas também promove um aprendizado significativo através de uma abordagem participativa, que inclui discussões sobre casos clínicos relacionados ao perfil epidemiológico do estado. Esse método, segundo ela, facilita a identificação e superação das fragilidades observadas nas práticas dos enfermeiros que participam da formação.
Ademais, Maria Rosa destaca o papel crucial da Enfermagem nesse processo; coordenar um curso exclusivo para esses profissionais é uma grande fonte de satisfação para ela. O suporte de professoras e monitoras do curso de Enfermagem da Uncisal, assim como a colaboração da Residência de Enfermagem e dos profissionais da Maternidade Escola Santa Mônica, é igualmente enfatizado.
Para complementar a formação, foi disponibilizado o e-book “Cuidados na Assistência Materno-Infantil: Do planejamento reprodutivo ao lactente”, um recurso gratuito que pode ser acessado online, oferecendo mais subsídios para os profissionais que atuam nessa área tão importante e sensível.
Com informações e fotos da Sesau/AL