logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Debate na Sesau sobre acesso ao medicamento palivizumabe para recém-nascidos previne infecções por VSR.

COMPARTILHE

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) realizou, no dia 31 de março de 2025, o III Fórum Perinatal do ano, na Escola de Governo, em Maceió. O tema principal do evento foi o debate sobre o acesso ao medicamento palivizumabe, utilizado na prevenção de infecções em recém-nascidos causadas pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR).

O palivizumabe é um anticorpo que pode ser administrado em unidades neonatais ou em locais de aplicação ambulatorial. Para os residentes da I Macrorregião de Saúde, o centro de referência é o II Centro de Maceió, enquanto para os moradores da II Macrorregião de Saúde, o V Centro de Arapiraca é a referência. Este medicamento é recomendado para crianças prematuras, com menos de 1 ano de idade, que tenham doença pulmonar crônica da prematuridade ou cardiopatia congênita com repercussão hemodinâmica, conforme a Portaria Nº 23 do Ministério da Saúde.

Segundo Juliana Ayres, assessora técnica da Saúde da Criança da Sesau, o objetivo do Fórum Perinatal é promover a melhoria da assistência materna e infantil em Alagoas. O evento mensal reúne profissionais e gestores de saúde para discutir os desafios, fluxos e experiências bem-sucedidas nessa área.

Além disso, Bárbara Rose, assessora técnica da Rede Alyne da Sesau, ressaltou a importância do diálogo e do conhecimento coletivo para a promoção da saúde materna e infantil de qualidade. A Rede Alyne busca garantir os direitos das mulheres ao planejamento reprodutivo e à atenção humanizada durante a gravidez, parto e puerpério, bem como assegurar o direito das crianças a um nascimento seguro e a um crescimento saudável.

Com informações e fotos da Sesau/AL

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade