logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

CERs do SUS em Alagoas oferecem assistência especializada para pessoas com autismo.

COMPARTILHE

Durante o mês de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista, a Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) destaca a assistência disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para as pessoas com autismo. Atualmente, o estado conta com 18 Centros Especializados em Reabilitação (CERs) em pleno funcionamento, além de um centro que está prestes a ser inaugurado, aguardando apenas a autorização do Ministério da Saúde.

A Linha de Cuidados para Pessoas com Autismo é coordenada pela Supervisão de Cuidados à Pessoa com Deficiência (Suped), que realiza o acolhimento inicial e encaminha os pacientes para as equipes multiprofissionais e para os CERs. Nestes centros, os pacientes recebem acompanhamento de fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicólogos, psicopedagogos e outros profissionais especializados.

Adeline Soraya, supervisora de cuidados à pessoa com deficiência da Sesau, ressalta a importância da organização da Linha de Cuidados do Autismo, que funciona como um fluxograma para a assistência. Quando uma criança necessita de atendimento multidisciplinar, a Suped é responsável por iniciar o processo de encaminhamento.

O papel da Suped inclui a marcação de avaliações com a equipe multidisciplinar, direcionando o paciente para o centro de assistência mais adequado ao seu quadro clínico. Além disso, o SUS também oferece vagas para equoterapia, uma terapia assistida com cavalos que promove benefícios motores, cognitivos e emocionais. Os responsáveis pelos pacientes podem encaminhar a documentação médica para a Suped por email.

Diversas instituições em todo o estado de Alagoas oferecem atendimento especializado para pessoas com autismo, como a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas, a Associação de Amigos e Pais de Pessoas Especiais, a APAE, a Adefal, entre outras. No interior do estado, cidades como Santana do Ipanema, Delmiro Gouveia, Arapiraca, Palmeira dos Índios, Maribondo, Maragogi e Penedo também possuem centros de reabilitação e atendimento especializado.

A assistência oferecida pelo SUS, por meio dos CERs e da Linha de Cuidados para Pessoas com Autismo, demonstra o compromisso e a preocupação com a saúde e o bem-estar das pessoas com TEA em Alagoas.

Com informações e fotos da Sesau/AL

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade