No dia 8 de abril de 2025, uma emocionante captação de órgãos realizada no Hospital Geral do Estado (HGE) de Maceió, salvou a vida de seis alagoanos que aguardavam na lista de espera por um transplante. O procedimento envolveu a doação do coração, rins, córneas e fígado de um jovem de 23 anos que havia sido diagnosticado com morte encefálica, após um acidente de trânsito que resultou em graves ferimentos.
A autorização dos familiares do doador foi essencial para que a captação dos órgãos fosse realizada com sucesso. O coração, em especial, pôde ser incluído no processo de transplante devido ao quadro clínico favorável do paciente receptor. O cirurgião cardíaco, José Leitão, enfatizou a importância desse ato de solidariedade e destacou a seriedade do trabalho do Governo de Alagoas na área da saúde.
De acordo com dados levantados pela Central de Transplantes de Alagoas, atualmente 579 pessoas estão na lista de espera por um órgão, sendo a maioria aguardando por córneas. Todos os pacientes são acompanhados por equipes especializadas que confirmaram a necessidade do transplante devido ao esgotamento das possibilidades de tratamento convencional.
A coordenadora da Central de Transplantes, Daniela Ramos, ressaltou a importância da doação de órgãos para salvar vidas e agradeceu o apoio das famílias que aceitam a captação dos órgãos de seus entes queridos. No Brasil, a doação de órgãos só pode ocorrer mediante autorização familiar, seguindo os princípios éticos e transparentes do Sistema Único de Saúde (SUS) e da legislação vigente.
Portanto, a doação de órgãos é um ato de extrema generosidade que pode proporcionar uma nova chance de vida para aqueles que aguardam ansiosamente por um transplante. A solidariedade e o apoio das famílias são fundamentais para garantir que mais pessoas recebam o tão esperado órgão compatível e tenham a oportunidade de recomeçar.
Com informações e fotos da Sesau/AL