logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Captação de órgãos no HGE ajuda a reduzir lista de espera por transplantes no Brasil

COMPARTILHE

Recentemente, o Hospital Geral do Estado (HGE) em Maceió realizou mais uma importante captação de órgãos, contribuindo significativamente para a redução da lista de espera por transplantes não só em Alagoas, mas em todo o Brasil. A ação, que ocorreu na última quinta-feira (18), foi liderada pela equipe qualificada da Organização de Procura de Órgãos (OPO) do hospital, que tem se destacado por suas ações de conscientização, sensibilização e capacitação.

Graças a esses esforços, tem havido um aumento notável na frequência de familiares que optam por essa ação solidária, considerada por eles como um gesto de caridade. Um exemplo emocionante foi dado pela estudante Kamila Vitória, de 21 anos, que decidiu autorizar a doação dos órgãos de seu avô, após o diagnóstico de morte encefálica.

Em um gesto de generosidade e amor, a família consentiu com a doação dos rins e córneas do idoso de 71 anos, com comorbidades, o que possibilitará o restabelecimento da saúde de outras quatro pessoas em necessidade. A decisão corajosa da família e a rápida mobilização da equipe da Central de Transplantes de Alagoas, ligada à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), foram essenciais para o sucesso desse procedimento.

Atualmente, a lista de espera por transplantes em Alagoas conta com 536 cadastrados, sendo a maioria aguardando por doação de córneas. O Brasil possui um dos maiores programas públicos de transplante de órgãos do mundo, garantindo esse serviço a toda a população através do Sistema Único de Saúde (SUS).

Portanto, a importância de conversar com os familiares e decidir ser um doador de órgãos é enfatizada pelas autoridades de saúde. Cada órgão doado pode representar uma nova chance de vida para aqueles que aguardam na lista de espera por um transplante. A solidariedade e generosidade das famílias que concordam com a doação de órgãos são fundamentais para salvar vidas e dar esperança a tantas pessoas.

Com informações e fotos da Sesau/AL

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade