logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Bebês do Hospital da Mulher recebem alta vacinados com BCG nas primeiras horas

COMPARTILHE

No dia 01 de julho de 2024, às 16:20, um grupo de bebês nascidos no Hospital da Mulher, em Maceió, recebeu alta após serem vacinados com a BCG (Bacilo de Calmette-Guérin), conforme informado pela Ascom Sesau. A BCG é uma vacina fundamental que protege contra as formas graves da tuberculose e é administrada nas primeiras horas de vida.

Até o mês de maio daquele ano, 1.282 recém-nascidos foram imunizados na unidade de saúde. A técnica de enfermagem, Cassilda Andréia, ressaltou a importância da vacinação, enfatizando que todos os bebês com mais de 2 quilos devem recebê-la para prevenir as formas mais severas da tuberculose na infância.

A aplicação da vacina é feita de forma intradérmica, no braço direito do bebê. É comum que, após a vacinação, se forme uma pequena bolha e, posteriormente, uma marca na pele da criança. Caso o bebê tenha menos de dois quilos, é necessário esperar até que esteja em condições adequadas para receber a imunização.

Além da administração da vacina na maternidade logo após o nascimento, a vacina BCG também está disponível nos postos de vacinação designados pelas Secretarias Municipais de Saúde (SMSs). O Programa Nacional de Imunização (PNI) destaca que, embora a vacina possa ser aplicada até os 4 anos, 11 meses e 29 dias da criança em casos extremos, a prioridade é vaciná-la o mais cedo possível.

Portanto, a iniciativa de vacinar os recém-nascidos no Hospital da Mulher de forma rápida e eficiente contribui significativamente para a prevenção da tuberculose nas crianças, demonstrando o compromisso das autoridades de saúde com a proteção da primeira infância.

Com informações e fotos da Sesau/AL

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade