Arapiraca teve um ano de grandes conquistas na área da saúde em 2023. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurou obras importantes, retomou projetos relevantes e alcançou marcos significativos. Um dos destaques foi a cobertura de 100% da Atenção Primária de Saúde (APS), tornando Arapiraca uma das primeiras cidades de médio porte no Brasil a atingir esse feito.
Esse resultado foi possível graças ao remapeamento do programa Saúde na Família (PSF), que garantiu a total cobertura da APS. Além disso, a rede de saúde do município também alcançou mais de 90% de cobertura de saúde bucal, com a ampliação de quatro equipes.
Outro destaque do ano foram as campanhas de sucesso, como o Outubro Rosa, o Novembro Azul e a Campanha Nacional de Multivacinação para crianças e adolescentes. Além disso, a IX Conferência Municipal de Saúde contou com a participação de mais de 400 pessoas e foi realizada a eleição da nova composição do Conselho Municipal de Saúde.
A Secretaria Municipal de Saúde também realizou importantes entregas de unidades básicas, como o 5º Centro e a UBS do bairro Primavera, que passaram por processos de modernização estrutural. Além disso, foi inaugurado o novo auditório do Centro de Referência Integrado de Arapiraca (CRIA) e implantado o sistema Hórus de gestão da assistência farmacêutica. O projeto Meu Amigo Pet, voltado para animais em situação de rua, também foi retomado.
Na área de atendimento especializado, foram inauguradas unidades inovadoras, como o Centro de Testagem e Aconselhamento e Serviço de Assistência Especializada (CTA/SAE), que atende pacientes com HIV, e o Espaço Nascer e Crescer, que presta assistência a gestantes de risco e bebês prematuros.
O CTA alcançou a marca de 5 mil vacinas especiais aplicadas a pessoas com HIV, graças à Sala de Vacina para Imunobiológicos Especiais. O trabalho do órgão também recebeu destaque nacional com o prêmio da mostra “Aqui tem SUS”, pela enfermeira Aruska Magalhães, pelo serviço de inserção de DIU para mulheres soropositivas.
Outro destaque foi o certificado de 100% de cura em casos de tuberculose recebido pelo CRIA, concedido pelo Ministério da Saúde. A equipe especializada do centro é composta por pneumologista, enfermeira, técnica em enfermagem, farmacêutico, assistente social e um laboratório de referência em tuberculose.
Uma das grandes conquistas do ano foi a implantação do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) em todas as UBS do município. O sistema e-SUS, que começou a ser implantado em 2017, permite mais agilidade e eficiência no atendimento.
A Prefeitura, em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense (Mesp/UFF), também ofereceu oportunidades de mestrado em saúde materno-infantil para mais de 20 servidores da Saúde. Os trabalhos apresentados pelos servidores abordaram temas relevantes para a saúde pública de Arapiraca.
A secretária Jackelline Barbosa comemora o ano de conquistas e destaca que a Saúde continuará seu trabalho em 2024, buscando sempre fazer o melhor pela saúde pública de Arapiraca e salvando vidas.
Com Informações: Prefeitura de Arapiraca












