logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Alagoas inaugura primeiro Comitê Estadual de Equidade no SUS do Brasil em cerimônia histórica

COMPARTILHE

O Estado de Alagoas deu um importante passo rumo à equidade no Sistema Único de Saúde (SUS) ao instalar o primeiro Comitê Estadual de Equidade do Brasil. A cerimônia de posse dos integrantes ocorreu nesta terça-feira (2) na Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) em Maceió.

A iniciativa, fruto de uma parceria entre o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), e o Ministério da Saúde, visa enfrentar as desigualdades de gênero e raça presentes na rede pública de saúde alagoana. O grupo de trabalho foi formado a partir das propostas do Programa Nacional de Equidade de Gênero, Raça, Etnia e Valorização das Trabalhadoras no SUS, fomentado pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde.

Com o objetivo de reduzir as iniquidades de gênero, raça, etnia e deficiência nas relações de trabalho no SUS, o programa busca criar e ampliar condições para a equidade e valorização das trabalhadoras na área da saúde. Entre as ações propostas estão a promoção de cursos, oficinas, escutas ativas e rodas de conversa sobre a política de equidade de gênero e raça, o enfrentamento de formas de assédio e violência no trabalho, a garantia de ações de promoção e reabilitação da saúde mental das trabalhadoras, além da criação de espaços humanizados para acolher demandas de iniquidades.

O secretário executivo de Gestão Interna da Sesau, Éder Correia, ressaltou o compromisso do Estado em combater as dívidas históricas relacionadas às iniquidades, enfatizando que todas as unidades de saúde da Rede Estadual e as trabalhadoras serão assistidas com a iniciativa do comitê. Além disso, destacou o pioneirismo de Alagoas em abraçar a pauta da equidade.

Além da instalação do comitê, foi lançada a Trilha Formativa da Equidade no SUS em Alagoas, com o objetivo de capacitar os profissionais da Rede Estadual de Saúde Pública na temática da equidade, promovendo um atendimento mais justo e inclusivo. A ação, promovida pela Superintendência de Valorização de Pessoas da Sesau, conta com a parceria da Escola de Governo de Alagoas.

Assim, Alagoas se destaca no cenário nacional como o primeiro Estado a implementar um Comitê Estadual de Equidade no SUS, demonstrando seu compromisso em promover a equidade de gênero, raça e etnia na área da saúde.

Com informações e fotos da Sesau/AL

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade