No dia 29 de outubro, dia nacional de prevenção do Acidente Vascular Cerebral (AVC), Alagoas se destaca por meio do Programa “AVC Dá Sinais”, uma iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). O AVC é uma das principais causas de morte e incapacitação em todo o mundo, e a cada segundo, uma pessoa é afetada por esta condição, resultando em uma perda de vida a cada seis segundos. Em resposta a este grave problema, Alagoas tem implementado estratégias eficazes que vêm transformando essa realidade.
Desde o início do programa, em 2021, um total de 7.038 casos suspeitos de AVC foram reportados, dos quais 4.435 foram confirmados. Durante esse período, 531 pacientes receberam tratamentos de trombólise, que visa dissolver coágulos responsáveis pelo AVC isquêmico, enquanto 141 indivíduos foram submetidos à trombectomia mecânica, um procedimento mais complexo que retira o coágulo utilizando um cateter. Para garantir um atendimento de alta qualidade e eficiência, as principais unidades de saúde, como o Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA) e outros hospitais regionais e de emergência, trabalham com agilidade no cuidado ao paciente.
Um aspecto inovador do programa é a utilização de tecnologia avançada para otimizar o diagnóstico e tratamento. O aplicativo de telemedicina Join permite que profissionais de saúde em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), hospitais e no Samu colaborem de forma rápida e eficaz, permitindo que especialistas avaliem exames de imagem, como tomografias, remotamente. Essa ferramenta facilita decisões rápidas que podem ser determinantes no tratamento de pacientes com suspeita de AVC.
O neurologista Matheus Pires, coordenador do programa, destaca que a informação e o atendimento precoce são fundamentais na luta contra o AVC. Ele observa que até 90% dos casos podem ser prevenidos ao controlar fatores de risco, como hipertensão, diabetes e obesidade. O tratamento célere é crucial: quanto mais rápido o atendimento especializado, maiores são as chances de recuperação e menores as sequelas.
O Programa “AVC Dá Sinais” representa uma importante conquista para a saúde pública alagoana, oferecendo diagnóstico e tratamento modernos e 100% gratuitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Além de fornecer tecnologia de ponta, o programa investe na capacitação de equipes e na educação em saúde, orientando a população para reconhecer os sinais de alerta de um AVC, como fraqueza em um lado do corpo, dificuldades na fala, alterações na visão e perda de equilíbrio. Essa iniciativa não apenas salva vidas, mas também transforma o panorama de assistência médica em Alagoas.
Com informações e fotos da Sesau/AL













