No dia 17 de julho de 2025, a Secretaria de Estado de Saúde de Alagoas (Sesau) realizou o Seminário de Formação do Programa Saúde na Escola, um evento de grande relevância que reuniu coordenadores dos 56 municípios pertencentes à I Macrorregião de Saúde do estado. O encontro ocorreu no auditório do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), localizado no centro de Maceió, e teve como principal finalidade formalizar a adesão ao programa para o biênio 2025-2026.
Durante o seminário, Eloy Yanes, coordenador estadual do programa, destacou a importância da integração entre os setores de saúde e educação como uma estratégia essencial para o desenvolvimento integral dos alunos da rede pública de ensino. O Programa Saúde na Escola, que já está implantado em todos os 102 municípios de Alagoas, promove ações significativas, como campanhas de vacinação e capacitação de professores. Esses temas incluem não apenas questões de saúde, como educação sexual e combate ao uso de substâncias prejudiciais à saúde, mas também abordagens sobre racismo, misoginia e a promoção da democracia.
Eloy também enfatizou que a iniciativa busca criar um ambiente de aprendizado colaborativo, onde professores e alunos se envolvam ativamente nas discussões sobre temas que fomentam uma sociedade mais justa e igualitária. “Trabalhamos em conjunto com os educadores para incentivar a participação dos estudantes, construindo assim uma base sólida em prol de um futuro melhor”, disse ele, reforçando os laços entre o governo federal, as secretarias de saúde municipais e estadual.
A coordenadora de Atenção Primária do município de Jacuípe, Elaine Meury Santos, esteve presente no evento e ressaltou a importância dos encontros formativos. Para ela, a troca de experiências e desafios entre os profissionais de diferentes cidades é fundamental para o aprimoramento das práticas educativas e de saúde na comunidade escolar. “É essencial que continuemos promovendo oportunidades como esta, onde podemos aprender uns com os outros e, assim, fortalecer nossas ações”, concluiu Elaine, destacando a relevância do seminário para o avanço do programa em Alagoas.
Com informações e fotos da Sesau/AL