O Secretário de Estado da Saúde, Dr. Gustavo Pontes de Miranda, promoveu uma reunião com os gestores das unidades assistenciais que compõem a rede estadual de Saúde para apresentar os resultados de uma pesquisa recente realizada pelo Instituto Ibrape. Segundo os dados levantados, 75% da população de Alagoas aprovam a saúde pública no estado. O encontro ocorreu na Sala de Situação, na sede da Secretaria de Saúde, em Maceió.
Durante a reunião, o Dr. Gustavo destacou a importância do trabalho em equipe e do comprometimento de todos os profissionais envolvidos para alcançar resultados tão positivos. Ele ressaltou que continuará trabalhando com transparência, planejamento e foco no bem-estar da população alagoana. O secretário se comprometeu a ampliar o acesso aos serviços oferecidos pela Rede Estadual de Saúde, garantindo um atendimento de qualidade e resolutivo para todos os cidadãos.
Segundo a pesquisa do Instituto Ibrape, realizada em março, 32% dos entrevistados acreditam que houve melhorias na saúde pública estadual, enquanto 43% consideram que se manteve estável. Apenas 12% acreditam que piorou, e 3% não souberam responder. A pesquisa entrevistou 2.626 pessoas em 52 municípios alagoanos, com um nível de confiança de 95% e margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.
A região do Sertão alagoano foi a que apresentou a maior percepção de melhoria e estabilidade na saúde pública, com 92% de aprovação da gestão da área. O destaque vai para o Hospital Regional do Alto Sertão (HRAS), localizado em Delmiro Gouveia, que tem sido fundamental para o atendimento da população local.
Além disso, a atual gestão da Secretaria de Saúde implementou programas como o Saúde Até Você, que leva consultas e exames especializados às comunidades carentes, e o Bate Coração, que agiliza o atendimento a vítimas de infarto. Também foram criados projetos como o Respirar, para melhorar a qualidade respiratória das crianças, e o Alagoas Transplanta, que aumentou o número de transplantes no estado. Investimentos como a inauguração do Hospital do Coração Alagoano e da nova sede do Hemocentro de Alagoas em Maceió, juntamente com a abertura de duas novas Unidades de Pronto Atendimento no interior do estado, demonstram o compromisso do governo em melhorar a saúde pública em Alagoas.
Com informações e fotos da Sesau/AL