Agentes socioeducativos do estado de Alagoas participaram de uma importante capacitação em atendimento pré-hospitalar, visando prepará-los para lidar com situações de urgência e emergência. O treinamento, que aconteceu nesta segunda-feira (12), foi promovido pelo Gabinete de Segurança Institucional do Governo em parceria com o Corpo de Bombeiros.
Durante o curso, os profissionais receberam conhecimentos básicos sobre primeiros socorros, técnicas de intervenção imediata e participaram de simulações práticas que os prepararam para cenários reais de atendimento. A ênfase foi na importância da agilidade e precisão no atendimento prévio, antes da chegada dos serviços de emergência.
O subtenente do Corpo de Bombeiros, Aníbal da Silva, destacou que o treinamento abordou a identificação e manejo de situações como parada cardiorrespiratória, afogamento e evacuação de sinistros. Ele ressaltou a importância de capacitar os agentes para que estejam preparados para lidar com emergências e oferecer os primeiros atendimentos necessários.
Um dos agentes participantes, Ivo Teixeira, ressaltou a relevância do conhecimento adquirido no curso para lidar com situações críticas que possam surgir dentro das unidades socioeducativas. Ele enfatizou a importância de poder prestar socorro adequado aos socioeducandos e colegas de trabalho em caso de emergência.
Além disso, a capacitação reforçou a importância da articulação dos agentes com os serviços de emergência, como SAMU e Corpo de Bombeiros, garantindo um atendimento eficaz e ágil em situações críticas. A iniciativa visa melhorar a segurança e a saúde tanto dos profissionais quanto dos assistidos nas unidades de internação do estado de Alagoas.
Com informações e fotos da Sesau/AL