A Arquidiocese de Maceió está prestes a receber a peregrinação das Relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus, em uma visita que promete emocionar os devotos da Santa das Rosas. Com a chegada das relíquias vindas de Camaragibe/PE, a programação do jubileu dos 154 anos de nascimento da Santa e 100 anos de sua canonização ganha ainda mais destaque.
A chegada está prevista para o próximo sábado, 18 de maio, na Paróquia São Pedro Pescador, na Praia do Francês, em Marechal Deodoro. As relíquias serão então levadas para a Comunidade Santa Teresinha, no bairro Massagueira, onde uma vigília de oração será realizada até às 12h do domingo (19).
No domingo, a imagem seguirá em carro aberto do Corpo de Bombeiros em uma carreata até o Ginásio Lauthenay Perdigão, no Trapiche da Barra, onde será recebida por milhares de fiéis participantes do Encontro de Pentecostes. Durante a tarde, as relíquias ficarão expostas para veneração.
Após a Missa de Encerramento, as relíquias serão entregues na Paróquia Universitária Santa Teresinha de Lisieux, no bairro Farol, onde permanecerão em veneração até o dia seguinte. A peregrinação continuará passando por diversos locais na cidade, como o Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora Assunção, a Catedral Metropolitana de Maceió, a Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus e a Paróquia Divino Espírito Santo.
A urna que abriga as relíquias contém um pedaço do fêmur e um pé da freira carmelita francesa que viveu entre os anos de 1873 a 1897. Esta é a quarta vez que as relíquias de primeiro grau visitam o Brasil, representando a dimensão missionária de Santa Teresinha, que tinha o desejo de anunciar Jesus Cristo em todo o mundo.
A peregrinação das relíquias ao Brasil foi solicitada pela Ordem dos Freis Carmelitas Descalços no Brasil à basílica de Santa Teresinha em Lisieux, na França. A presença das relíquias em locais onde os carmelitas estão presentes permite que os fiéis participem e se aproximem da espiritualidade da santa francesa.
Essa visita das relíquias ao Brasil acontece em um momento especial, marcado pelos 150 anos do nascimento de Santa Teresinha e pelos 100 anos de sua canonização, que será celebrado em 2025. A emoção e a devoção dos fiéis certamente marcarão cada momento desta peregrinação das Relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus pela Arquidiocese de Maceió.