A Pascom Arquidiocesana realizou, em Maceió, uma reunião trimestral com as Coordenações Paroquiais no último domingo, 14 de abril. O encontro teve como destaque uma reflexão sobre a mensagem do Papa Francisco para o 58º Dia Mundial das Comunicações Sociais, que aborda o tema “Inteligência artificial e sabedoria do coração: para uma comunicação plenamente humana”. O jornalista Marcos Filipe, membro da Comissão Arquidiocesana, ressaltou a importância de dar sentido aos dados produzidos pela inteligência artificial, destacando que “nós não somos máquinas, nós somos feitos de coração e esse coração que dá sentido aos dados produzidos”.
A coordenadora da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, Franciny da Silva, também enfatizou a relevância do tema escolhido pelo Papa Francisco, destacando a importância de escutar a voz do coração dentro do contexto da comunicação atual, cada vez mais virtual. Além disso, Maria Cícera, coordenadora da Pascom Arquidiocesana, abordou os eixos da Pascom e como foram trabalhados nos últimos anos, com destaque para a espiritualidade e a produção de conteúdo.
Durante a reunião, foi discutida a votação para a escolha do tema e o valor da inscrição para o 1º Encontro Arquidiocesano da Pascom, que acontecerá em junho. O evento contará com palestrantes renomados, como o coordenador nacional da Pascom, Marcus Tullius, e o Arcebispo Metropolitano, Dom Beto Breis. Além disso, os participantes terão a oportunidade de realizar uma peregrinação com a imagem de Nossa Senhora Aparecida e receber um subsídio de Formação e Rito de Envio para novos agentes da Pascom.
No encerramento da reunião, Maria Cícera expressou sua gratidão pela participação dos agentes e pelo esforço de todos em construir um Encontro Arquidiocesano de sucesso. Aproximadamente 60 paróquias, Seminário e áreas pastorais da Arquidiocese estiveram representadas no encontro, demonstrando a união e o comprometimento dos agentes da Pascom em Maceió. A próxima reunião está prevista para daqui a três meses, com o objetivo de continuar fortalecendo a pastoral da comunicação na região.