O Papa Francisco anunciou nesta quarta-feira, 3 de abril, a aceitação da renúncia de Dom Antônio Muniz Fernandes ao cargo de arcebispo de Maceió, em Alagoas, devido a cuidados com sua saúde. Em seu lugar, foi nomeado Dom Carlos Alberto Breis Pereira, que até então atuava como arcebispo coadjutor da mesma arquidiocese. Com essa mudança, Dom Beto torna-se o novo Arcebispo de Maceió, sucedendo Dom Antônio.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou uma mensagem de agradecimento a Dom Antônio Muniz Fernandes pela sua dedicação e trabalho ao longo de 25 anos como pastor do povo de Deus em Guarabira e Maceió. Em sua saudação, a CNBB ressaltou a importância do trabalho de Dom Antônio na construção de uma Igreja comprometida com o anúncio do Evangelho e na promoção da caridade cristã.
Por sua vez, a CNBB também saudou e desejou sucesso a Dom Carlos Alberto Breis Pereira em sua nova missão como Arcebispo de Maceió. Rogando a Deus por um ministério frutuoso, a CNBB destacou a importância da intercessão de Nossa Senhora dos Prazeres nesse novo desafio que se inicia para Dom Beto.
Dom Antônio Muniz Fernandes, frade da Ordem do Carmo, dedicou-se intensamente ao trabalho pastoral em Maceió, promovendo iniciativas como as Missas pela Paz e a criação da Fazenda da Esperança Santa Teresinha para auxiliar no enfrentamento do narcotráfico e recuperação de dependentes químicos. Além disso, ele foi presidente do Regional Nordeste 2 da CNBB entre 2007 e 2011.
Já Dom Carlos Alberto Breis Pereira, frade menor franciscano, tem em seu currículo uma vasta experiência na ordem religiosa, incluindo funções como mestre dos professores temporários, secretário provincial da formação e estudos, e ministro provincial da Província de “Santo Antônio”. Sua nomeação como Arcebispo de Maceió representa mais um passo importante em sua trajetória de serviço à Igreja.