logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Manifestações religiosas enchem as praias de Maceió em homenagem a Iemanjá

COMPARTILHE

Festejos para Iemanjá na Ponta Verde. Foto: Arthur Goes / MCO

Nesta sexta-feira (8), dezenas de adeptos de religiões de matriz africana se reuniram na orla da Pajuçara, em Maceió, para celebrar o Dia de Iemanjá, considerada a orixá rainha das águas e mãe de outros orixás. O evento coincide com o feriado municipal em Maceió, que também é dedicado a Nossa Senhora da Imaculada Conceição na religião católica.

Durante a manhã, os fiéis levaram oferendas em barcos para serem lançadas ao mar, em um gesto simbólico de entrega a Iemanjá. Além disso, participaram de cultos ao longo do dia.

Desde cedo, a orla da Pajuçara testemunhou uma movimentação intensa de adeptos do candomblé e umbanda, com destaque para a devoção à “Rainha do Mar”. Caravanas do interior se uniram aos religiosos dos terreiros da capital para celebrar a orixá.

Cânticos, cores vibrantes, tambores e danças se entrelaçaram, criando uma atmosfera especial nos locais de concentração dos religiosos. As praias foram especialmente procuradas pelos devotos.

A celebração, que reflete a manifestação de religiosidade e fé, também se transformou em um espetáculo para os visitantes que aproveitavam a praia. Deisy Moraes, adepta da Umbanda, expressou sua gratidão e emoção ao participar do evento.

A expectativa é que, ao longo do dia, milhares de pessoas, sejam religiosas ou não, passem pelas praias em um feriado que consta no calendário oficial da cidade, sendo ponto facultativo para as repartições públicas estaduais e federais.

Festejos para Iemanjá na Ponta Verde. Foto: Arthur Goes / MCO

Iemanjá, uma divindade africana, adquire no Brasil um caráter sincrético, reunindo atributos de outros orixás femininos. Sua devoção inclui uma equivalência a Nossa Senhora da Conceição, resultante da prática dos negros escravizados que, proibidos de manifestar suas crenças, disfarçavam os orixás como santos católicos nas senzalas.

 

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade