Na manhã desta quarta-feira, Dom Antônio Muniz Fernandes, OCarm, fez um anúncio importante para toda a Arquidiocese de Maceió. Após se tornar Arcebispo emérito, ele enviou uma emocionante mensagem de despedida ao povo de Deus. Em um gesto de humildade e respeito à autoridade da Igreja, Dom Antônio comunicou sua renúncia ao cargo de Arcebispo e a aceitação do pedido de renúncia pelo Papa Francisco.
Em sua mensagem, Dom Antônio refletiu sobre o ciclo natural da vida, que inclui envelhecimento e eventual adoecimento. Ele citou o Papa Bento XVI ao afirmar que “das coisas visíveis, nada dura para sempre, mas tudo passa”. Com seu lema de ordenação Episcopal, “Erit Vester Servus” (Serei Vosso Servo), o Arcebispo Emérito expressou seu amor pela missão que lhe foi confiada por Deus.
Apesar de reconhecer seus limites e a necessidade de passar o bastão para o Arcebispo Coadjutor Dom Carlos Alberto Breis Pereira, OFM, Dom Antônio afirmou: “Posso agora dizer como o Apóstolo Paulo: ‘combati o bom combate, completei a corrida, guardei a fé'”. Ele manifestou sua gratidão pelo tempo em que serviu a Arquidiocese de Maceió e pediu que o povo acolha seu sucessor com amor e fé.
Ao longo de seus quase 26 anos de Ministério Episcopal, Dom Antônio reconheceu que não é perfeito, mas confia no julgamento de Jesus Cristo. Sua mensagem de despedida foi marcada pela humildade, gratidão e esperança. Ele encerrou citando o cântico evangélico do velho Simeão e expressando seu desejo de que “Ele é que deve crescer e eu diminuir”, para que Deus seja glorificado em todas as coisas.
Agora, a Arquidiocese de Maceió se prepara para receber seu novo pastor, Dom Carlos Alberto Breis Pereira, OFM. Com a benção e o exemplo de Dom Antônio Muniz Fernandes, a comunidade católica local continuará sua missão sob a orientação de um novo líder, mas com a mesma devoção e compromisso com a fé.