Cientistas descobriram em 2023 um “capítulo oculto” da Bíblia escrito há 1.500 anos. Segundo pesquisadores, a passagem é uma interpretação do capítulo 12 de Mateus e estava escondida sob duas camadas de pergaminho reescrito. O estudo foi publicado no jornal Estudos do Novo Testamento.
O texto havia sido raspado do pergaminho, mas os cientistas conseguiram acessá-lo por meio de fotografias utilizando luz ultravioleta. A luz ultravioleta tornou-se popular entre os cientistas que esperam descobrir documentos secretos, pois o texto oculto absorve a luz e brilha em azul. Ela pode revelar o texto oculto porque o pergaminho fica marcado pela tinta: não importa quantas vezes seja reutilizado, os escritos originais ainda estão impressos no papel.
O trecho estava escondido sob duas camadas de pergaminho reescrito. O documento foi escrito em um pergaminho e, 1.300 anos atrás, um escriba o apagou. Isso ocorria porque o pergaminho era escasso na época. Então, os manuscritos eram frequentemente apagados e reutilizados.
A passagem é uma interpretação do capítulo 12 de Mateus, da Bíblia, segundo a pesquisa. Originalmente, o capítulo era parte das traduções siríacas antigas das escrituras feitas há 1.500 anos. Até então, existiam apenas dois manuscritos conhecidos por conter a tradução siríaca antiga dos Evangelhos — um na Biblioteca Britânica, em Londres, e o outro descoberto no Mosteiro de Santa Catarina, no Monte Sinai, Egito. O novo manuscrito foi encaminhado para a Biblioteca do Vaticano.
O 12º capítulo do Evangelho bíblico de Mateus do Novo Testamento contém muitos episódios da vida pública de Jesus. Ele começa dizendo que Jesus caminhou pelo campo em um sábado e alguns de seus discípulos, com fome, colheram espigas e comeram. O trabalho era proibido no sábado. Jesus, então, faz alguns questionamentos aos que condenaram a atitude dos discípulos, ensinando que a regra poderia ser quebrada em caso de outras prioridades, como a fome.
No capítulo também há menção ao relacionamento espiritual com os discípulos, bem como uma referência ao sinal do profeta Jonas, que é tida como a primeira previsão explícita de Jesus, em Mateus, a respeito de sua própria morte. Por fim, há menção aos demônios e ao poder de Jesus para expulsá-los, demonstrando que o reino de Deus era capaz de derrotar o de Satanás.
Esse achado é de extrema importância para o estudo e compreensão da história e dos textos religiosos. A descoberta desse “capítulo oculto” da Bíblia revela novas perspectivas e interpretações sobre os ensinamentos religiosos e a vida de Jesus Cristo. A ciência e a tecnologia têm desempenhado um papel fundamental na revelação desses tesouros escondidos, permitindo uma maior compreensão do passado e das tradições religiosas.