Câmara de Maceió Reconhece Celebrações Católicas como Patrimônio Cultural
A Câmara de Vereadores de Maceió aprovou, no dia 15 de maio de 2025, quatro Projetos de Lei que formalizam as celebrações de Pentecostes, Corpus Christi, Nossa Senhora dos Prazeres e Cristo Rei como Patrimônio Cultural Imaterial do município. O projeto agora aguarda sanção da Prefeitura.
Com este reconhecimento, o Poder Executivo Municipal poderá colaborar com a Arquidiocese de Maceió para preservar e promover essas festividades, além de incentivar eventos educativos que evidenciem sua importância cultural e tradicional. O vereador Leonardo Dias, autor da proposta, enfatizou a necessidade de manter viva a história e a fé da comunidade cristã.
As celebrações, que atraem visitantes de Maceió e regiões vizinhas, recebem apoio institucional e logístico, potencializando o turismo religioso na cidade. A padroeira de Maceió, Nossa Senhora dos Prazeres, é celebrada em uma missa e procissão anual no dia 27 de agosto.
A Festa de Pentecostes ocorre 50 dias após o Domingo de Páscoa, em 2025 marcada para 8 de junho, commemorando a descida do Espírito Santo. Já Corpus Christi, celebrado 60 dias após o Domingo de Páscoa, será neste ano em 19 de junho, reenfatizando a devoção ao Santíssimo Sacramento. Por fim, a solenidade de Cristo Rei, que reafirma a soberania de Jesus, acontece no último domingo do ano litúrgico, sendo em 2025 no dia 23 de novembro.
Essas iniciativas evidenciam o compromisso da cidade em valorizar sua herança religiosa e cultural, beneficiando tanto a comunidade local quanto os visitantes.
Com informações e fotos da Arquidiocese de Maceió