logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Arquidiocese de Maceió celebra 41º Encontro de Pentecostes no domingo, 19 de maio, com presença das relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus.

COMPARTILHE

No próximo domingo, dia 19 de maio, a Arquidiocese de Maceió celebrará o 41º Encontro de Pentecostes, evento que já se tornou tradicional na região desde 1983. Este ano, o encontro acontecerá no Ginásio Poliesportivo Lauthenay Perdigão, também conhecido como Ginásio do SESI, no bairro Trapiche, das 8h às 18h. O tema escolhido para esta edição é “Soprou sobre eles dizendo-lhes: Recebei o Espírito Santo!” (Jo 20,22).

O Encontro de Pentecostes tem uma história rica e está diretamente ligado à chegada da Renovação Carismática Católica (RCC) na Arquidiocese de Maceió. De acordo com o padre Luiz Antônio Guimarães, diretor espiritual da RCC e um dos coordenadores do evento, o encontro surgiu como uma oportunidade de renovar a fé e o ardor missionário dos fiéis: “Foi com esta motivação que aconteceu o primeiro Encontro de Pentecostes, em 1983 no Ginásio do Colégio Marista. Depois o encontro foi tomando proporções enormes, tendo que ser realizado em locais que comportasse o público, a exemplo do Ginásio do SESI e o Trapichão”.

O Pentecostes é uma celebração importante para toda a Igreja, reunindo clérigos, religiosos, seminaristas, membros de comunidades e movimentos religiosos, entre outros. Segundo o padre Guimarães, quem participa do encontro sai renovado para sua missão na Igreja e no mundo.

O evento, que acontece de forma ininterrupta desde 1983, teve que se adaptar durante a pandemia da Covid-19, com edições online em 2020 e 2021. No ano passado, celebrando o Jubileu de 40 anos, o encontro contou com a presença de cerca de 20 mil pessoas ao longo do dia. Para este ano, a expectativa é ainda maior, com caravanas das paróquias da capital e do interior já se formando e a presença das relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus, que estão peregrinando pelo Brasil.

A programação do 41º Encontro de Pentecostes inclui momentos de animação, louvor, pregação, adoração ao Santíssimo Sacramento, entronização das relíquias de Santa Teresinha e a Santa Missa, que será presidida por Dom Beto Breis, o novo arcebispo metropolitano de Maceió. Além disso, haverá o Sacramento da Confissão ministrado pelos padres da Arquidiocese durante o evento.

A entrada para o encontro é franca, porém a organização pede uma colaboração de 1kg de alimento não perecível, que será destinado a pessoas necessitadas. O Pentecostes é uma solenidade litúrgica que marca o início da missão da Igreja por todo o universo, ocorrendo 50 dias depois do domingo de Páscoa, no sétimo dia após a celebração da Ascensão de Jesus aos Céus.

Para mais informações sobre o 41º Encontro de Pentecostes, a organização disponibiliza a venda de camisas do evento em algumas livrarias da região e convida a todos a acompanhar a cobertura através das redes sociais da Arquidiocese de Maceió e da Rádio Imaculada Conceição 92,3 FM.

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade