No próximo domingo, dia 19 de maio, a Arquidiocese de Maceió celebrará o 41º Encontro de Pentecostes, evento que já se tornou tradicional na região desde 1983. Este ano, o encontro acontecerá no Ginásio Poliesportivo Lauthenay Perdigão, também conhecido como Ginásio do SESI, no bairro Trapiche, das 8h às 18h. O tema escolhido para esta edição é “Soprou sobre eles dizendo-lhes: Recebei o Espírito Santo!” (Jo 20,22).
O Encontro de Pentecostes tem uma história rica e está diretamente ligado à chegada da Renovação Carismática Católica (RCC) na Arquidiocese de Maceió. De acordo com o padre Luiz Antônio Guimarães, diretor espiritual da RCC e um dos coordenadores do evento, o encontro surgiu como uma oportunidade de renovar a fé e o ardor missionário dos fiéis: “Foi com esta motivação que aconteceu o primeiro Encontro de Pentecostes, em 1983 no Ginásio do Colégio Marista. Depois o encontro foi tomando proporções enormes, tendo que ser realizado em locais que comportasse o público, a exemplo do Ginásio do SESI e o Trapichão”.
O Pentecostes é uma celebração importante para toda a Igreja, reunindo clérigos, religiosos, seminaristas, membros de comunidades e movimentos religiosos, entre outros. Segundo o padre Guimarães, quem participa do encontro sai renovado para sua missão na Igreja e no mundo.
O evento, que acontece de forma ininterrupta desde 1983, teve que se adaptar durante a pandemia da Covid-19, com edições online em 2020 e 2021. No ano passado, celebrando o Jubileu de 40 anos, o encontro contou com a presença de cerca de 20 mil pessoas ao longo do dia. Para este ano, a expectativa é ainda maior, com caravanas das paróquias da capital e do interior já se formando e a presença das relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus, que estão peregrinando pelo Brasil.
A programação do 41º Encontro de Pentecostes inclui momentos de animação, louvor, pregação, adoração ao Santíssimo Sacramento, entronização das relíquias de Santa Teresinha e a Santa Missa, que será presidida por Dom Beto Breis, o novo arcebispo metropolitano de Maceió. Além disso, haverá o Sacramento da Confissão ministrado pelos padres da Arquidiocese durante o evento.
A entrada para o encontro é franca, porém a organização pede uma colaboração de 1kg de alimento não perecível, que será destinado a pessoas necessitadas. O Pentecostes é uma solenidade litúrgica que marca o início da missão da Igreja por todo o universo, ocorrendo 50 dias depois do domingo de Páscoa, no sétimo dia após a celebração da Ascensão de Jesus aos Céus.
Para mais informações sobre o 41º Encontro de Pentecostes, a organização disponibiliza a venda de camisas do evento em algumas livrarias da região e convida a todos a acompanhar a cobertura através das redes sociais da Arquidiocese de Maceió e da Rádio Imaculada Conceição 92,3 FM.