Abertura do Ano Jubilar de São Francisco na Arquidiocese de Maceió
Dom Beto Breis, arcebispo metropolitano de Maceió, presidiu a Missa inaugural do Ano Jubilar de São Francisco na Igreja dos Capuchinhos, no bairro do Farol, no dia 15 de fevereiro de 2026. Este evento marca o início das celebrações que ocorrerão até 10 de janeiro de 2027, em homenagem aos 800 anos do falecimento do santo.
A abertura do jubileu também contou com a participação de Dom Genival Saraiva, bispo emérito de Palmares, e outros religiosos. Dom Beto destacou a importância histórica dessa celebração e convidou os fiéis a aprofundarem seu conhecimento sobre a vida e os ensinamentos de São Francisco.
O arcebispo enfatizou que a mensagem de Francisco, centrada no amor e na caridade, continua relevante. “Ele nos inspira a seguir os ensinamentos de Nosso Senhor Jesus Cristo”, afirmou.
Frei Franklin Diniz, guardião do Convento Sagrado Coração de Jesus, expressou gratidão ao Papa Leão XIV pela concessão deste jubileu, que deverá intensificar a acolhida aos fiéis e as celebrações litúrgicas.
O jubileu é um tempo de renovação espiritual. Frei Franklin lembrou a importância da radicalidade do Evangelho na vida de São Francisco e o chamado à paz e ao serviço ao próximo.
Além da celebração inicial, outras duas missas estão programadas para o dia 17 de fevereiro, em locais estratégicos da arquidiocese, tornando-as pontos oficiais de peregrinação.
Durante o jubileu, a Penitenciaria Apostólica concede indulgência plenária. Para obtê-la, são necessárias confissão, comunhão e oração pelas intenções do Santo Padre. Fiéis que participarem das celebrações ou realizarem peregrinações a locais dedicados a São Francisco também podem receber essa graça.
O Convento Sagrado Coração de Jesus tem sido um pilar de serviços religiosos e sociais em Maceió há 90 anos, prestando atendimento a diversas necessidades da comunidade.
Com informações e fotos da Arquidiocese de Maceió

