logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Vereadores Firmam Acordo com Semed: Profissionais de Apoio Escolar para Crianças com Autismo Garantidos!

COMPARTILHE

A Defensoria Pública de Maceió sediou uma audiência, nesta sexta-feira (14), entre parlamentares e o secretário de Educação, buscando resolver o impasse relacionado aos Profissionais de Apoio Escolar para crianças com autismo. A Secretaria Municipal de Educação (Semed) se comprometeu a emitir uma nova portaria, que reverte as reduções de auxiliares impostas pela anterior, gerando preocupações entre famílias e profissionais.

O presidente da Câmara Municipal, Chico Filho, destacou a importância do envolvimento dos parlamentares na busca de soluções em prol dos alunos. Ele agradeceu ao defensor público Daniel Alcoforado, do Núcleo de Proteção Coletiva, e aos vereadores da Comissão de Educação que ajudaram a facilitar o acordo.

Leonardo Dias, outro presidente presente, ressaltou os esclarecimentos adicionais da Semed e o empenho em atender as necessidades das famílias, beneficiando diretamente as crianças. Também estiveram no encontro os vereadores Samyr Malta, Eduardo Canuto, Jônatas Omena, Silvania Barbosa, Teca Nelma e Jeannyne Beltrão, além do secretário de Educação, Victor Braga.

Com a nova portaria, crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em grau severo terão um profissional de apoio exclusivo. Aqueles com grau moderado contarão com um profissional para cada três alunos, enquanto os de grau leve terão um professor para atender até cinco crianças. A necessidade de um apoio individualizado será determinada através de laudos biopsicossociais e avaliações de uma equipe multidisciplinar municipal.

Chico Filho enfatizou a importância de abordar essa questão sensível, que afeta não apenas os estudantes, mas também suas famílias. Ele mencionou que o tema já foi discutido em reuniões internas e plenárias, reafirmando o compromisso dos vereadores em colaborar para resolver os problemas originados pela antiga portaria. “Conseguimos chegar a esta solução por meio do diálogo e do consenso”, concluiu.

Com informações e fotos da Cmaâmara Municipal de Maceió

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade