logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Vereadora Destaca a Relevância da Saúde da Mulher e do Controle de Natalidade para o Bem-Estar da Comunidade

COMPARTILHE

A saúde da mulher é um tema crucial para a garantia de direitos, e a Câmara Municipal de Maceió tem se envolvido ativamente nessa discussão. Na sessão desta terça-feira (25), a vereadora Silvania Barbosa destacou a importância da prevenção no controle da natalidade.

Durante sua fala, Silvania enfatizou a alta taxa de gravidez entre adolescentes nas áreas periféricas de Maceió, onde muitas jovens carecem de informações sobre saúde e a importância do pré-natal. “É fundamental destacar o trabalho da Secretaria Municipal de Saúde na desmistificação do DIU (Dispositivo Intrauterino) como um método seguro. Os vereadores devem atentar para este assunto, já que muitas mulheres nos procuram buscando alternativas para não engravidar. O DIU é uma opção eficaz, e o município oferece 16 locais onde ele pode ser inserido de forma gratuita”, afirmou a vereadora.

Silvania ainda apresentou dados da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO), ressaltando que o DIU tem 99% de eficácia como método contraceptivo. O procedimento de inserção é rápido, realizado em cerca de 10 minutos por médicos ou enfermeiros capacitados, e tem validade de até 10 anos.

As mulheres interessadas em obter o DIU devem se dirigir a uma das unidades de saúde portando documento de identificação, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência. As unidades disponíveis incluem: Pam Salgadinho (Poço), Osvaldo Brandão (Ponta da Terra), UBS Roland Simon (Vergel), USF José Bernardes (Rio Novo), Geraldo Melo (Bom Parto), USF João Sampaio (João Sampaio), Paulo Leal (Feitosa), Novo Mundo (Novo Mundo), URS Hamilton Falcão (Benedito Bentes), Frei Damião (Benedito Bentes), Dídimo Otto Kummer/Carminha (Benedito Bentes), UDA UFAL (Cidade Universitária), Walter de Moura (Santa Amélia), USF Vereador Sérgio Quintella (Santa Lúcia), UBS Pimentel Amorim (Benedito Bentes) e Saúde da Gente.

O presidente da Câmara, Chico Filho, parabenizou Silvania pela abordagem de um tema tão relevante e reafirmou o compromisso da Casa com as questões de prevenção e saúde da mulher.

Além disso, a vereadora Olívia Tenório trouxe à tona questões sobre a proteção das mulheres, especialmente no combate ao feminicídio. “Março é um mês de homenagens às mulheres, mas, antes mesmo de seu término, Alagoas já registrou 10 feminicídios. Essas mortes, muitas vezes ocorrerem com crueldade, não são casos isolados, mas uma realidade enfrentada diariamente. É fundamental que todos os poderes atuem com rigor no combate a essa violência”, cobrou Olívia Tenório.

Com informações e fotos da Cmaâmara Municipal de Maceió

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade