logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Plenarinho celebra 20 anos com novos personagens e jogo educativo

COMPARTILHE

O portal infantojuvenil da Câmara dos Deputados, o Plenarinho, celebrou seus 20 anos em grande estilo neste 6 de agosto, marcado por uma série de lançamentos e novidades destinadas a modernizar a iniciativa e engajar ainda mais o público jovem. Durante a cerimônia comemorativa na Câmara, foram apresentados novos personagens, atualmente na adolescência, um jogo educativo chamado “AventurECA” e a segunda edição do concurso “Eu e a Lei”, em colaboração com a Rádio Câmara.

Voltado principalmente para crianças e adolescentes entre 7 e 14 anos, mas também para pais e professores, o Plenarinho tem como objetivo promover a educação para a democracia de maneira envolvente e acessível. “O conteúdo que produzimos é bastante diverso. Criamos vídeos, podcasts, jogos eletrônicos, quebra-cabeças e caça-palavras,” destacou Corina Castro, diretora de Educação para a Democracia da Câmara. “Tudo isso é pensado para auxiliar professores na tarefa, muitas vezes desafiadora, de explicar política de uma forma interessante e agradável.”

Um dos grandes destaques do evento foi o lançamento do jogo “AventurECA”, desenvolvido por Suami Abdalla. Nesta empolgante aventura, ambientada em um universo mágico, o jogador enfrenta vilões que tentam apagar da memória das pessoas o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). “As pessoas nesse mundo fictício esqueceram dos direitos das crianças e dos adolescentes. A missão do jogador é restaurar essa memória. Para manter o jogo sem violência, as batalhas são disputadas em forma de um jogo da memória,” explicou Abdalla.

Outro ponto alto foi a apresentação da nova turma do Plenarinho, agora retratada como adolescentes para se conectar mais efetivamente com seu público. Plínio Quartim, o designer por trás dos novos personagens, descreveu com entusiasmo: “A turma inclui Zé Plenarinho, Legis, os irmãos Cida e Adão (formando ‘cidadão’), Edu Coruja como o mentor, Xereta como a repórter e Vital, nosso representante esportivo.”

O concurso “Eu e a Lei”, que busca incentivar a reflexão sobre as leis no cotidiano entre alunos e professores, teve sua segunda edição lançada durante o evento. Crianças e adolescentes de 10 a 17 anos são convidados a criar programas de rádio de até cinco minutos, com inscrições abertas até 30 de setembro. Os vencedores terão seus programas transmitidos pela Rádio Câmara e serão premiados em uma cerimônia em Brasília, prevista para novembro.

Raquel Melo, a primeira diretora e uma das fundadoras do Plenarinho, esteve presente para relembrar a trajetória do portal. “Foi um projeto desafiador desde o início, envolvendo novas tecnologias e personagens. Em 6 de agosto de 2004, conseguimos colocá-lo no ar, e também fizemos lançamentos presenciais em vários estados,” contou Melo. “Hoje, o Plenarinho é uma realidade concreta que contribui para formar cidadãos mais conscientes e políticos mais responsáveis, preparando o país para um futuro melhor.”

Assim, o Plenarinho segue firme em sua missão de educar e inspirar a próxima geração, incorporando inovações tecnológicas e metodológicas para dialogar de maneira mais efetiva com o público infantojuvenil e seus educadores.

Com informações e fotos da Câmara dos Deputados

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade