A Importância do Diálogo sobre Deficiências
“A deficiência não está na pessoa, mas nas barreiras que enfrenta.” Essa afirmação é do coordenador da Amor 21, Tony Cabral, que auxilia famílias de indivíduos com síndrome de Down. Na quinta-feira, 4, ele esteve na Câmara Municipal de Maceió para uma sessão legislativa.
Um grupo de nove pessoas, acompanhado por seus pais, visitou a Câmara, onde puderam interagir com os vereadores e discutir como o Legislativo pode apoiar as necessidades das pessoas com deficiência.
A visita fez parte do programa Circuito Câmara, guiada pelo vereador Leonardo Dias e pela Escola do Legislativo. Segundo Dias, este tipo de atividade empodera os indivíduos com síndrome de Down e desperta seu interesse pela política. Ele destacou os desafios de manter uma entidade sem fins lucrativos e pediu o apoio dos vereadores e da sociedade.
“A Câmara busca trazer as pessoas para conhecer nossa estrutura e trabalho. O Amor 21, que conheci há quatro anos, realiza um trabalho sério, e é uma grande satisfação poder colaborar. Apelo a todos que possam contribuir, seja com doações em dinheiro, roupas ou calçados em boas condições, pois cada ajuda é vital”, enfatizou.
O presidente da Câmara, vereador Chico Filho, elogiou a iniciativa de Dias e ressaltou o respeito que a Amor 21 conquistou em Maceió. “É um prazer recebê-los. Sejam sempre bem-vindos à nossa Câmara,” disse ele.
Atualmente, a Amor 21 atende 150 famílias e é financiada por doações e emendas parlamentares. Tony Cabral enfatizou que, embora o Brasil possua legislações robustas em defesa das pessoas com deficiência, ainda há muito a fazer para quebrar barreiras e preconceitos.
“Quase 10% da população brasileira tem deficiência. Nossa causa é significativa, e a efetividade dessas leis é um grande desafio. Eles precisam estar aqui, reconhecendo seus direitos e o poder que possuem. Estamos muito felizes com nossa presença aqui hoje,” afirmou.
Henrique Rodrigues, 41 anos, que possui síndrome de Down, equilibra sua rotina entre estudos, esportes e ativismo político. Ele será palestrante no Congresso Brasileiro e Iberoamericano de Síndrome de Down, em Campinas, onde discutirá sobre a deficiência e suas perspectivas. “É gratificante estar aqui para conhecer os governantes que elaboram as leis com rigor e determinação,” concluiu.
Com informações e fotos da Cmaâmara Municipal de Maceió













