Na próxima terça-feira, dia 10, a Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados irá se reunir para discutir as possíveis consequências da recente criação da Fundação Pública de Direito Privado IBGE+. A audiência, solicitada pela deputada Sâmia Bomfim, representante do PSOL de São Paulo, está agendada para as 10 horas, no plenário 3 da Câmara. Este encontro contará com a participação interativa do público, que poderá enviar perguntas e acompanhar a discussão em tempo real.
A fundação IBGE+ foi instituída pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com o intuito de fomentar e apoiar suas iniciativas em inovação tecnológica, pesquisa estatística e geográfica. No entanto, este movimento do IBGE tem levantado uma série de questões e preocupações quanto aos seus impactos no funcionamento do órgão, motivando debates e análises aprofundadas.
A deputada Sâmia Bomfim destacou sua apreensão sobre alguns possíveis riscos associados à criação dessa nova entidade. Dentre as principais inquietações está a ideia de que o IBGE possa vir a ser dominado por interesses privados, especialmente através da venda de pesquisas. Outro ponto levantado refere-se à constituição de uma fundação que, segundo criticas, não possui um patrimônio próprio e não está sujeita a uma supervisão direta por parte de ministérios governamentais. Tais características, segundo Sâmia, podem comprometer a autonomia e a qualidade dos dados estadísticos e geográficos produzidos pelo IBGE, que são fundamentais para o planejamento e tomadas de decisão no país.
O debate na Câmara busca esclarecer tais questões, bem como ouvir diferentes perspectivas a respeito dos eventuais impactos da fundação IBGE+. A expectativa é de que especialistas e autoridades convidados possam trazer luz sobre as implicações dessa mudança estrutural e discutir maneiras de mitigar quaisquer riscos que possam comprometer a integridade e a missão do IBGE enquanto órgão estatal essencial ao Brasil. A participação do público promete enriquecer o debate, trazendo uma diversidade de opiniões e preocupações que devem ser levadas em consideração.
Com informações e fotos da Câmara dos Deputados